O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu na noite de quarta-feira, 13 de março, o assessor de atividades do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina, Juliano Prá. Ele conversou com os acadêmicos do curso de Educação Física, na Aula de Apresentação, sobre a profissão e as perspectivas para o futuro.
Prá destaca que o profissional de Educação Física pode atuar em vários âmbitos: escolar, na academia, no clube, na associação, em atividades de prevenção.
— Não se trabalha só com o corpo, mas com todo o conjunto. O contexto é muito maior do que apenas educar o corpo, existe a parte psicossocial, afetiva, cognitiva e física — explica.
Conforme ele, atualmente cerca de 7,2 mil alunos cursam Educação Física em Santa Catarina e há 19 mil profissionais registrados. Nos próximos quatro anos, levando em consideração as desistências, a perspectiva é que mais 6,5 mil profissionais estejam no mercado de trabalho.
— O cenário é promissor, e esse mercado precisa ser preparado para que seja realizado um atendimento de qualidade à sociedade — enfatiza.
O coordenador do curso de Educação Física, João Derli, ressalta que o objetivo da aula de apresentação é discutir temáticas contemporâneas relativas a formação geral e especifica dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado.
— A sociedade precisa de sensibilidade com o outro, valorizar a formação artística, cultural, intelectual, para que a humanidade possa florescer em todas as suas potencialidades. É assim que contribuiremos para o desenvolvimento de uma sociedade que contemple as dimensões ética, estética, política, espiritual, socioambiental e técnica — enfatiza.
Saiba mais
Prá é formado em Educação Física, com Especialização em Treinamento Desportivo e em MBA Gestão Empresarial. Trabalha no Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina desde 2006.