notícias colégio
Notícias
30 de março de 2016

Barbie brasileira exposta em Paris é criação de duas alunas da UNIFEBE

Boneca escolhida foi criada por duas alunas da UNIFEBE

A Barbie está mais brasileira do que nunca. Para homenagear a boneca mais famosa do mundo, o Musée des Arts Décoratifs (Museu de artes Decorativas) de Paris, expõe até setembro a trajetória do brinquedo que há mais de 50 anos é ícone de comportamento e estilo.

Para comemorar a programação, o museu e a Mattel – empresa responsável pela Barbie – lançaram um concurso internacional às escolas de Moda do mundo todo para escolher 12 bonecas que representassem a cultura de seus países. Entre as selecionadas, a Barbie “Flora Sul”, criada pelas irmãs Amanda e Jaqueline Brasil, acadêmica do curso de Design de Moda e estudante da pós-graduação em Negócios da Moda e Vestuário do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Além de ficar em exposição em Paris até o dia 18 de setembro, a boneca também será comercializada durante 10 anos pela empresa Mattel, levando o nome das designers e da UNIFEBE. Para as irmãs, o resultado foi recebido com muita emoção.

— Foi surpreendente, não esperávamos que seríamos as únicas do Brasil a ser selecionadas. A sensação é inexplicável e é algo que nos dá inspiração para continuar seguindo carreira no mundo da Moda. A ficha ainda não caiu, parece que foi um sonho o que aconteceu — contam.

Produção

O curso de Design de Moda da UNIFEBE recebeu o convite para o concurso devido à parceria com o museu no projeto “Euro Fashion”, que a cada dois anos leva estudantes a Paris. Para concorrer, foram desenvolvidos dois looks: um criado pelas irmãs e outro idealizado pela acadêmica Yasmin Reis.

— Foi uma correria, pois recebemos o convite dias antes do término do ano letivo de 2015. As bonecas foram entregues pessoalmente na sede do museu, anexo ao Louvre, em Paris, poucos dias depois — conta a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa, extensão Edinéia Pereira da Silva Betta, coordenadora do curso de Moda na época do concurso.

Para alunas o processo foi cansativo, mas recompensador.

— Como estávamos com um prazo super curto, passamos três dias inteiros nos dedicando a criação e produção. E como ela é pequena, então tudo foi feito com muita delicadeza para se encaixar nas medidas da Barbie. Assim, colocamos em prática os processos de história da moda, com a criação de um traje típico que representasse a América Latina — conta Amanda.

A inspiração veio da fauna e flora e representação da mulher sul-americana. No projeto final, foram representadas as cores de cada país da América do Sul e os traços de suas culturas.

— A regra era representar trajes típicos da nossa América. Então, buscamos nos inspirar nas mulheres, que representam várias culturas e raças, sem perder a sensualidade que é um traço muito forte das mulheres daqui. Também, sempre valorizando a boneca que é um ícone de moda — explica Jaqueline.

Escolhida

O concurso contou com a participação de 299 looks, apresentados por 27 escolas de Moda. As 12 bonecas escolhidas, por júri composto por representantes da Moda e da empresa Mattel, são dos países: Brasil, México, França, Itália, Emirados Árabes e Bélgica.

— Estou muito orgulhosa, mas não surpresa. Eles podem muito mais do que imaginamos! Nosso curso tem qualidade. Estamos sempre em movimento no curso, planejando e incentivando nossos alunos, mas foi a primeira vez que nossos acadêmicos participaram e venceram um concurso deste porte! Estar entre os melhores alunos de moda do mundo é realmente muito gratificante — afirma a pró-reitora.

Segundo o coordenador de Design de Moda, Rodrigo Zen, o curso continuará com projetos deste nível, projetando os acadêmicos internacionalmente.

— Mostramos mais uma vez que temos qualidade! No próximo ano, levaremos mais uma turma para Paris e Londres, pois o movimento não pode parar. A Moda não para — adianta Zen.

Serviço

A boneca produzida pelas a alunas e muitos outros exemplares da Barbies estarão em exposição no Museu Les arts Décoratifs, localizado na rua Rivoli, 107 – 75001, em Paris, França, até o dia 18 de setembro.

A exposição também pode ser conferida no link http://www.lesartsdecoratifs.fr/francais/musees/musee-des-arts-decoratifs/actualites/expositions-en-cours/jouets/barbie/.

 

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues/ Edinéia Pereira da Silva Betta| Publicação: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Aberto período de submissão de artigos para Revista da Unifebe

Aberto período de submissão de artigos para Revista da Unifebe


25 de fevereiro de 2010
Acadêmicos realizam visita à tribo indígena
UNIFEBE

Acadêmicos realizam visita à tribo indígena


03 de dezembro de 2013
Reitora da Unifebe e demais conselheiros da SDR se reúnem – 2008

Reitora da Unifebe e demais conselheiros da SDR se reúnem – 2008


25 de abril de 2008
Skip to content