A noite desta terça-feira, dia 28, ficou marcada na história da Unifebe – Centro Universitário de Brusque pela inauguração de mais um espaço que visa contribuir com o desenvolvimento da comunidade. A Instituição passa a contar agora com uma Biblioteca Infantil.
Com 42 m² a biblioteca foi projetada especialmente para crianças entre quatro e seis anos de idade. Com mobília adequada e ambiente climatizado, o espaço oferece mais de 1.500 títulos de renomados autores, estimulando o gosto pela leitura desde cedo entre os pequenos, além de desenvolver a imaginação, criatividade, lógica e atenção.
Estiveram presentes no evento a reitora, profª Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, a pró-reitora de ensino de graduação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, além de coordenadores de curso, professores e acadêmicos.
Também marcaram presença autoridades como a primeira-dama do município, Elizabete Maria Barni Eccel, a diretora de ensino infantil de Brusque, Graciela Boing Lira, a integradora de ensino fundamental da gerência estadual de educação, Teresa Clara Riffel, e a bibliotecária municipal, Suzana Mafra.
A inauguração teve início com o descerramento da fita na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, local onde está instalada a Biblioteca Infantil, feito pela reitora e pela bibliotecária Carla Zenita do Nascimento. A reitora aproveitou a oportunidade para destacar o compromisso da Unifebe com o desenvolvimento regional.
"Queremos trabalhar para que as crianças da região possam ser contaminadas pela paixão da leitura. Essa é a nossa vontade enquanto instituição comunitária, trazer para cá tanto mais crianças for possível, sendo que se não fosse esta oportunidade muitas não teriam acesso a um acervo como este", afirmou.
Na seqüência todos se dirigiram ao Auditório do Bloco C, onde a pró-reitora de ensino de graduação falou sobre os projetos dos quais é mentora e que deram origem a nova biblioteca.
Eliani explicou que em 2002, com o apoio da Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, deu início ao projeto "Leitura nos bairros: contação de histórias para crianças", com a aquisição de centenas de livros. Uma vez por mês quatro estagiárias levavam as obras a um bairro diferente da cidade, onde faziam contação de histórias.
Chegado o fim do projeto os livros passaram a ser utilizados pelo curso de Pedagogia da Instituição, sendo guardados em uma sala de aula. Mas em 2006, Eliani deu início a mais um projeto com o apoio da Fapesc nomeado "Biblioteca Infantil da Unifebe: um espaço para a contação de histórias e práticas de leitura".
Em 2008, com a liberação de verbas, foi possível montar o local apropriadamente, além de ser feita a aquisição de mais obras para o acervo. Para ela a inauguração da Biblioteca Infantil é uma grande realização.
"Esta inauguração é a concretização de um sonho que nasceu há muito tempo. Desejo que a gente consiga alcançar o objetivo que nos trouxe até aqui, ou seja, desenvolver o gosto pela leitura, de forma a transformá-la numa prática constante, através da literatura infantil, bem como interagir de forma crítica e reflexiva com a realidade social", comentou a pró-reitora.
Após sua fala foi realizada uma palestra sobre o tema "A Biblioteca Infantil no Espaço Acadêmico", feita pela professora Maria Salete Daros de Souza, encerrando o evento.
A Biblioteca Infantil está aberta a todos os interessados, podendo ser utilizada por escolas mediante agendamento prévio. Mais informações com a bibliotecária da Unifebe através do e-mail biblioteca@unifebe.edu.br ou pelo telefone 47 3211 7217.

Foto e texto: Daniela Burgonovo