18 de agosto de 2015

Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação será inaugurado quarta-feira (19)

Com o objetivo de melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas e capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugura na quarta-feira, 19 de agosto, o Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (Bloco D).

Aliado aos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, o laboratório visa desenvolver competências nos cursos de graduação, diretamente focados para a demanda da região.

Segundo Denis Boing, coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação e das Engenharias, o laboratório oportunizará um grande crescimento para Brusque e para as cidades próximas porque conta com um modelo inédito de parceria entre universidade, iniciativa privada e poder público.

“Na primeira etapa do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação, o foco de atuação no campo manufatura direciona-se aos processos de usinagem com geometria de corte definida. A sequência do projeto será destinada à incorporação dos sistemas de automação industrial e robotização, prototipagem 3D e processos de conformação”, explica.

Equipamentos

Entre os equipamentos disponíveis no laboratório, destaca-se o primeiro equipamento completo de foco infinito “Infinite Focus G5 – Alicona” da América do Sul. Trata-se de um sistema de medição em 3D, que permite que qualquer superfície seja digitalizada, transformada em um modelo 3D e visualizada em 360°.

O “Infinite Focus G5” e todos os equipamentos disponíveis no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação foram adquiridos com o recurso de R$ 1 milhão, resultado do convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e a UNIFEBE.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Reitor visita empresa de calçados em São João Batista