Das mãos dos veteranos, mais de 40 calouros do curso de Fisioterapia da UNIFEBE receberam o jaleco, símbolo do início da jornada acadêmica na área da saúde. No evento, realizado nesta quarta-feira (12), no auditório do Bloco F, os novos estudantes juraram trilhar uma trajetória comprometida com a ética, o profissionalismo e a valorização do ser humano.
“A fisioterapia é uma ciência que exige dedicação, estudo constante e, acima de tudo, empatia. Carreguem esse jaleco com orgulho, mas também com humildade. Ele representa a responsabilidade de cuidar, estudar, evoluir e de servir. Cada paciente que vocês atenderão no futuro carregará histórias, desafios e esperanças. E, é nesse momento, agora, que vocês começam a construir a base para fazer a diferença na vida deles”, declarou a coordenadora do curso, professora Leilane Marcos.
A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, desejou aos novos estudantes um caminho de sucesso. “Ao escolher a área da saúde, saibam que o respeito, a sensibilidade com o próximo e o conhecimento serão essenciais. Cuidem e tratem seus futuros pacientes como vocês gostariam que os seus familiares e as pessoas que amam fossem atendidos. Sejam profissionais éticos, comprometidos e humanos”, disse a reitora.
Aula Magna
Para falar sobre os desafios da jornada acadêmica e o que esperar do futuro profissional, a fisioterapeuta, mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e especialista em Neurofuncional, com ênfase no atendimento a crianças e adolescentes, Vanessa Ghattas Testoni, palestrou na tradicional Aula Magna do curso. Na Aula Magna, Vanessa contou sobre sua trajetória profissional e enfatizou aos calouros e veteranos o propósito da fisioterapia na promoção da saúde e do bem-estar dos cidadãos.
“O relato da Vanessa impactou muito nossas vidas. Ela nos aconselhou e também nos ensinou que, depois da graduação, existe, sim, uma vida toda nos esperando, que não precisamos ter pressa. Ouvir alguém com tanto conhecimento foi um marco inesquecível em nossa carreira acadêmica, sem dúvida comoveu grande parte dos alunos presentes com sua história de superação”, avaliou a acadêmica Mariah Stefany Rumpf.
Confira como foi a Cerimônia do Jaleco e Aula Magna do curso de Fisioterapia 2025.1: