As coleções autorais criadas e confeccionadas pelos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE ganharam a passarela na noite desta terça-feira (9), na Sociedade Santos Dumont. O desfile, organizado anualmente pelos acadêmicos da 8.ª fase, consagra a trajetória acadêmica dos estudantes e materializa, nos looks e calçados, o processo formativo vivenciado ao longo da graduação.
Os convidados foram recepcionados ao som da Orquestra Philarmonia Brusque, com a apresentação de peças do repertório do espetáculo Sentimento Brasileiro. Na sequência, puderam conferir de perto as criações dos próprios alunos das 2.ª, 4.ª, 6.ª e 8.ª fases do curso.
“O desfile é um verdadeiro rito de passagem. Nele, os estudantes vivenciam dois momentos: o de estruturar um evento e o de ver suas produções nele. Ele materializa esse encanto por meio dos elementos cênicos que valorizam cada look e conquistam a plateia. Luz, trilha sonora, postura dos modelos e ritmo de apresentação são planejados para elevar ao máximo cada criação”, enaltece o professor de Eventos de Moda, Daniel Goulart.
O evento marca ainda o término do ano letivo, acrescenta a coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa. “No desfile, nós celebramos o talento, a criatividade e, principalmente, a dedicação, o esforço e o comprometimento coletivo que tornam todos os anos esse evento memorável”.
Confira aqui a galeria completa
Além do Espelho: Reflexos da Alma
Abrindo o espetáculo, a 8.ª fase apresentou a coleção autoral “Além do Espelho: Reflexos da Alma”, fruto do trabalho orientado pela professora Gabriela Poltronieri Lenzi, no componente curricular “Projeto de Moda: Coleção Autoral”.
Com um look conceitual e um comercial, os estudantes mostraram que cada ser humano é uma combinação única de suas vivências e influências. A coleção nasceu do equilíbrio entre os aspectos luminosos e sombrios da vivência humana, de que a identidade é fruto do encontro entre o que mostramos e o que escondemos.
País das Maravilhas Reinventado
Tendo como inspiração o universo imaginativo do filme Alice no País das Maravilhas, de 2010, os acadêmicos da 6.ª fase de Design de Moda criaram os calçados com a premissa de que também podem narrar histórias e que as formas, volumes e cores são capazes de traduzir personagens, atmosferas e emoções. As peças desfiladas são resultado do “Projeto de Moda: coleção de calçados”, desenvolvidos sob a orientação dos professores Thaissa Schneider e Paulo Fernando Mazera.
Pequenas Fugas: Quando a Moda Brinca
Entre cores e formas divertidas nasceu a coleção criada pela 4.ª fase. Inspiradas na macrotendência da WGSN para 2027, que aponta a brincadeira como um recurso decisivo para a autodescoberta, para a conexão e a inovação cultural, as peças traduzem o lúdico como força estética e emocional. Os alunos foram instruídos pelos professores Thaissa Schneider, Edna Regina Steinhauser e Daniel Goulart.
Monster High
Na passarela, os estudantes da 2.ª fase reinterpretaram visualmente os personagens do filme Monster High, repensando cores, formas, tecidos e elementos simbólicos. As peças apresentadas integram o projeto de Releitura de Figurino, desenvolvido no componente curricular “Criatividade”, ministrado pela professora Roberta Del-Vechio, que instigou os acadêmicos a explorarem a criatividade e a estética.