Conectar a educação às ferramentas tecnológicas é o principal objetivo do projeto social de Robótica realizado pelo Colégio Amplo/UNIFEBE na Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz de Brusque. A atividade iniciou na quinta-feira, 13 de setembro e acontecerá semanalmente até o fim do ano. O projeto ainda busca captar novos talentos para reconstruir a equipe de Robótica do Colégio Amplo/UNIFEBE.
Nas oficinas os alunos aprendem conceitos de programação e construção de robôs (utilizando a metodologia da Lego Mindstorms), trabalham com o raciocínio lógico, exploram conceitos de matemática, física e mecânica. Cada atividade tem duração de 1h30. Atualmente uma turma do 5° ano, outras duas mistas do 6° e 7° e mais uma do 8° e 9° ano participam do projeto.
— Queremos oportunizar que os jovens tenham acesso às diferentes tecnologias e despertar neles o gosto pela área das exatas, mecânica e até mesmo transformar isso em uma futura profissão — destaca o professor do Colégio Amplo/UNIFEBE, Thiago Bortoluzzi.
A secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, ressalta que a parceria estabelecida entre o Colégio Amplo/UNIFEBE e a escola Doutor Carlos Mortiz vem ao encontro da necessidade urgente em estabelecer conexões da educação às ferramentas tecnológicas.
— O ambiente de aprendizagem tecnológico permite que o aluno tenha aulas práticas, que possam vivenciar por meio de maquetes e robôs os conteúdos estudados em sala. É um projeto pioneiro que pretendemos estender a toda rede municipal de Brusque — enfatiza.
Para o diretor do Colégio Amplo/UNIFEBE, Maicon Moresco, possibilitar o acesso dos estudantes da Rede Municipal ao projeto de Robótica tornará o processo de ensino-aprendizado mais significativo, pois terão a oportunidade de aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula, com aplicações do dia a dia.
— Participando do projeto os alunos têm a possibilidade de representar a sua escola e até mesmo o Município em competições oficiais que podem chegar a fases internacionais. Quando eles se deparam com essas possibilidades o envolvimento e comprometimento com o projeto garante uma qualidade ainda maior em todos os processos que irão desenvolver — observa.
