notícias colégio
Notícias
20 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE promove desafio de Ponte de Macarrão

Estruturas desenvolvidas suportaram de quatro a 20 quilos.

As turmas A e B do 9º ano do Colégio UNIFEBE foram desafiadas a projetar e montar pontes feita de macarrão, como parte da disciplina de Educação Maker. A atividade contou com a participação de 12 pontes, que suportaram de quatro a 20 quilos de carga. Elas deveriam superar um vão livre de 20 centímetros e suportar, pelo menos, 2 quilos por 10 segundos antes de romper.

As estruturas precisaram atender regras prévias para o desafio, tais como: a ponte não possuir partes móveis ou encaixáveis e usar como ligação massa do tipo espaguete, número 7, colas epoxi do tipo massa ou cola quente. Ao todo, as estruturas não poderiam ter peso superior a 600 gramas e largura superior aos cinco centímetros.

O professor Heitor Paloschi classifica a experiência vivida com a turma de gratificante. Destaca o exercício de curiosidade artístico-científica, construção colaborativa, pensamento complexo e invenção criativa trabalhados na atividade e o desempenho atingido pelos estudantes.
“Foi de extrema importância nas aulas de Educação Maker, pois no momento em que a atividade foi proposta aos alunos, eles ficaram desacreditados que as pontes feitas de macarrão suportariam algum peso. Dessa forma, foram instigados a pesquisarem formas e estratégias para construírem as pontes”, relata. “Os alunos desenvolveram autonomia no processo de construção, bem como seguiram regras preestabelecidas”.

Na avaliação do diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a atividade conseguiu reunir diferentes habilidades que são trabalhadas pelos estudantes na sua rotina no colégio. Segundo ele, o formato colaborou para o envolvimento e interesse dos jovens.
“Uma forma de estimular os estudantes na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas atividades Maker e em outras disciplinas por meio de um desafio. Foi bom perceber que eles se engajaram bastante com a competição por qual ponte suportaria a maior carga, mas é uma forma de trabalhar os conteúdos com base no desafio”, descreve.

Persistência
Entre os projetos de destaque, o desenvolvido por Gabriela Elis Matos Schimitt e Camila Dalsasso Diegoli foi o que suportou a maior carga de peso. Apesar de não conhecer muito sobre os testes de resistência com o material, Gabriela afirma que a equipe ficou animada com o resultado do trabalho.

Além dos desafios para a produção, como a conservação do material e estrutura ou a necessidade de estudar sobre as estruturas de pontes são indicados pela estudante como parte do processo que levou ao resultado.

“Acho que aprendemos bastante, principalmente pelo fato de construí-la mais de uma vez, então a gente foi aprendendo o que dava certo e o que dava errado e a função de cada pilar e bases”, descreve a estudante.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Turma de Psicologia promove atividade sobre Planejamento de Carreira com acadêmicos
UNIFEBE

Turma de Psicologia promove atividade sobre Planejamento de Carreira com acadêmicos


07 de maio de 2014
Trote solidário UNIFEBE arrecada itens de higiene e limpeza para AVOS

Trote solidário UNIFEBE arrecada itens de higiene e limpeza para AVOS


12 de fevereiro de 2016
Docência: desafios e competências
UNIFEBE

Docência: desafios e competências


06 de fevereiro de 2013
Skip to content