08 de setembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colégio UNIFEBE será participante do Programa Escola Azul

Projeto visa ações de conscientização sobre a importância do oceano no currículo escolar

O Colégio UNIFEBE é o mais novo integrante do Programa Escola Azul e da All-Atlantic Blue Schools Network, programa criado em Portugal e que trabalha de forma transversal e interdisciplinar a importância do oceano dentro do currículo escolar, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica, além de integrar várias áreas do conhecimento.

Para aderir ao programa, foi necessário criar um projeto e submetê-lo na plataforma do site “Maré de Ciência”. Como os professores Suy Mey Schumacher Moresco, Tatiane Marques Moresco e Heitor Paloschi, das disciplinas de Português, Geografia e Química já haviam iniciado o projeto “Questões Hídricas: Dinâmicas envolvendo o rio Itajaí-Mirim” na Semana da Água, em março, com os alunos do primeiro ano, o trabalho produzido servirá para o desenvolvimento no Programa Escola Azul em Brusque.

As professoras Simone Sobiecziak, Jessica Leme e Alice Hoffmann Knihs, de Matemática, Física e Arte também desenvolverão um outro projeto em prol do rio Itajaí-Mirim com os alunos do segundo ano. A ideia é expandir as ações para a melhoria da comunidade.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, afirma que a participação do colégio no Escola Azul evidencia o quanto a instituição está comprometida com questões ambientais e sustentáveis, pensando no bem-estar da sociedade. “A partir desse projeto, os alunos terão uma melhor compreensão do quanto as ações realizadas nos rios impactam nos oceanos. Além disso, praticamente todas as disciplinas conseguem se encaixar nos trabalhos que serão desenvolvidos”, sustenta.

Conforme o diretor, o Escola Azul será mais uma forma de os estudantes associarem as habilidades e competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos temas da cultura oceânica. “Essa promoção da interdisciplinaridade incentiva a criatividade dos jovens e os potencializa para serem grandes cidadãos e profissionais no mercado de trabalho”, conclui o professor Leonardo. A participação do Colégio no programa prevê ainda a interação dos alunos com pesquisadores e ONGs, formando uma rede de colaborações.

De acordo com a professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade, o selo do programa Escola Azul é importante para fazer com que os alunos reflitam sobre as suas ações, se tornem conscientes e sejam protagonistas no processo de conscientização sobre a importância dos serviços ecossistêmicos proporcionados pelo rio Itajaí-Mirim. “As pessoas precisam ter consciência que vivemos em uma bacia hidrográfica, e que as ações em conjunto irão refletir positiva ou negativamente no nosso Oceano Atlântico”, salienta.

Incubadora Tecnológica está com inscrições abertas para novos projetos
UNIFEBE

Incubadora Tecnológica está com inscrições abertas para novos projetos

24 de janeiro de 2017