09 de agosto de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Colônia de Férias UNIFEBE ensina e diverte filhos dos colaboradores técnico-administrativos da instituição

Projeto desenvolvido pelo curso de Pedagogia possibilitou que crianças tivessem duas semanas de atividades recreativas

Piquenique, contação de histórias e muita atividade ao ar livre. Assim foi a 1ª edição da Colônia de Férias UNIFEBE, um projeto desenvolvido pelo curso de Pedagogia para os filhos dos colaboradores técnico-administrativos da instituição. Para tornar as férias escolares mais divertidas e também repletas de novos aprendizados, o projeto criado pela coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, com o apoio da acadêmica estagiária da Brinquedoteca, Rubia dos Santos Rodrigues, contou com diversas atividades e oficinas recreativas.

“Educar pelo lazer é uma das tarefas do pedagogo, é nesse sentido que desenvolvemos uma programação de brincadeiras que buscavam tornar as aprendizagens mais significativas para os pequenos, pois ao mesmo tempo em que a criança se diverte está aprendendo algo novo, interagindo e demonstrando seus interesses e necessidades”, explica a acadêmica Rubia dos Santos Rodrigues.

A programação das atividades levou em consideração a faixa etária das crianças, que foram divididas em dois grupos: de 4 a 10 anos e 11 a 12 anos. De acordo com Eliane, a Colônia de Férias surgiu com o intuito de atender a uma demanda interna, visto que no período de férias escolares os pais, muitas vezes, não têm onde deixar as crianças. “Pensamos em proporcionar um período de recreação em um espaço educativo/formativo, com propostas lúdicas e literárias para que elas pudessem brincar, participar, explorar, se expressar e comunicar, direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017”, salienta Eliane.

O pequeno Rafael de Moura Weirich, de 5 anos, filho da auxiliar Pedagógica do Colégio UNIFEBE, Joziane de Moura Weirich, foi uma das crianças que se divertiu muito ao longo das duas semanas de programação. Para ela, em iniciativas como esta, a instituição se faz mais próxima do colaborador, pois em tempos de férias, os pais saem de uma rotina minuciosamente planejada “O acolhimento, as brincadeiras e a didática foram de grande aprendizado, visto que por meio de histórias, músicas, laboratórios e confecção de brinquedos, ele se divertiu e aprendeu muito. Minha gratidão a essa equipe que de forma ímpar realizou este projeto”, enfatiza Joziane.

Neste ano, devido às condições impostas pela pandemia, a Colônia de Férias foi um projeto voltado exclusivamente a atender os filhos dos colaboradores técnico-administrativos da UNIFEBE. Todas as atividades seguiram os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos de saúde. “A primeira edição da Colônia de Férias UNIFEBE foi um sucesso e nosso intuito é que no próximo ano possamos abrir o projeto à comunidade, trazendo mais crianças para a Brinquedoteca, que é um espaço de brincadeira e aprendizado”, finaliza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

O projeto contou também com a participação de acadêmicas voluntárias do curso de Pedagogia da UNIFEBE.

Confira algumas fotos da 1ª edição da Colônia de Férias UNIFEBE:

Segunda Chamada para alunos classificados no Processo Seletivo Especial

20 de julho de 2006
Desenvolvimento regional e Energia foram os temas da 2ª noite do Ciclo de Palestras

21 de julho de 2015
I Fórum Municipal sobre Drogas