Palestras, oficinas e rodas de conversa, além de momentos de interação e reflexão, mobilizaram a comunidade escolar do Colégio UNIFEBE ao longo do ano, como parte do projeto Parentalidade em Ação. Para facilitar o acesso ao conteúdo, as atividades foram desenvolvidas tanto de presencialmente quanto virtualmente. No caso das ações realizadas on-line, a equipe contou com a parceria da Escola da Inteligência.
Entre as atividades mais recentes, a educadora parental do Colégio UNIFEBE, Rosiane Wilke Vieira, ressalta a reflexão promovida acerca dos desafios comunicacionais entre pais e filhos adolescentes. De acordo com ela, a atividade se somou a outras ações voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes. O encontro foi conduzido pela psicóloga Eduarda Paloschi.
De acordo com Rosiane, as atividades colaboram com os pais ao proporcionar uma compreensão mais precisa acerca do universo emocional dos filhos, estimulando o diálogo, respeito e corresponsabilidade. Ela também indica outros benefícios como a aproximação maior com a rotina e ambiente escolar.
“Esse programa visa demonstrar que a família tem um papel fundamental na formação emocional, social e acadêmica dos filhos. Com isso, cria-se uma parceria sólida entre a escola e a família, capaz de transformar de maneira positiva o ambiente familiar e o percurso educativo de cada criança e adolescente”, descreve. Rosiane afirma que a relação de confiança entre a família e a escola ajuda a identificar necessidades, oferecer orientação e promover atitudes mais saudáveis perante os desafios diários.
Desenvolvimento integral
Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, família e as instituições de ensino cumprem papéis fundamentais na formação integral dos estudantes. “Além de trabalharem juntos, precisam conversar, debater e promover momentos de formação que colaborem com o desenvolvimento deles, abordando temáticas capazes de orientá-los tanto em temas tensos como o bullying, a saúde mental ou os mais leves, como a gestão do tempo e o bom relacionamento doméstico”, descreve. “Temos investido bastante nessas formações e esperamos que, cada vez mais as famílias participem para termos uma formação integral cada vez mais efetiva”, indica.
Segundo a coordenadora pedagógica, Natália Ribeiro Gums, iniciativas como o Parentalidade em Ação contribuem para a criação de um espaço de acolhimento com apoio mútuo entre família e escola. Ela salienta o fortalecimento de vínculos, a melhoria da comunicação e a maior segurança para um desenvolvimento equilibrado de crianças e adolescentes.
“Esses encontros nos mostram, na prática, como a presença da família na escola, faz diferença no dia a dia dos estudantes”, descreve. “Quando pais e responsáveis se aproximam, escutam e compartilham suas experiências, conseguimos compreender melhor as necessidades dos alunos e pensar, juntos, em caminhos mais saudáveis para cada fase da vida”.