notícias colégio
Notícias
04 de abril de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Comitiva da UNIFEBE apresenta trabalho em workshop na Alemanha

Professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo participam da Workshop de Mobilidade Sustentável

Com o tema Inclusão e Caminhabilidade em Design, o Workshop de Mobilidade Sustentável – Workshop Hands-on Sustainable Urban Mobility, em Karlsruhe, na Alemanha, terá a participação da UNIFEBE. Na programação, o grupo formado por professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo apresenta o trabalho “Caminhos do Itajaí-Mirim: Requalificação das Margens do Rio para Mobilidade Sustentável e Inclusiva em Brusque, Santa Catarina”, desenvolvido na instituição.

A participação na programação, sediada na Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, é considerada um passo importante para reforçar o compromisso da UNIFEBE com a inovação e com o desenvolvimento urbano inteligente, na avaliação do coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Oliveira de Aguiar. Segundo o coordenador, o convite para a apresentação do trabalho, que contou ainda com a atuação dos professores Thiago Capella Borges Mendes, Bárbara Heliodora Alves d’Acampora e Rudivan Cattani, reconhece a qualidade técnica e o potencial transformador da proposta.

“Nossa iniciativa busca integrar as margens do Rio Itajaí-Mirim à malha urbana de Brusque por meio de soluções sustentáveis, acessíveis e inovadoras, utilizando tecnologias como drones com sensores LiDAR, ortofotografia e modelagem digital para fundamentar as intervenções urbanas”, descreve. O drone utilizado no projeto é parte do Laboratório UNIFEBE do Vale do Itajaí-Mirim, do Programa MultiLab SC – Laboratórios Multiusuários da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner destaca o desenvolvimento acadêmico e cultural proporcionado com a interação das estudantes com representantes de outras instituições. Do contato, indica-se também a possibilidade de trabalhos em conjunto entre as universidades.

“Será uma grande oportunidade de aprendizado e troca de informações entre alunos e professores de várias universidades do mundo. Com os workshops e visitas, conheceremos a aplicação de soluções de mobilidade sustentável”, projeta.

 

Enfatizando a importância do intercâmbio de técnicas e o contato entre os pesquisadores participantes da atividade, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, ressalta que a contribuição das acadêmicas pode colaborar com soluções em outras cidades, assim como se refletir em alternativas mais complexas para as demandas de Brusque e região.

“Compartilhar experiências e conhecimento são formas importantes de aprimorar as soluções a serem aplicadas, seja aqui, seja em outro país que queira utilizar o que foi produzido por nossos acadêmicos. Programações como essa permitem esse contato, essa troca de experiências e devem se refletir em uma formação mais completa para nossos acadêmicos”, afirma.

Caminhabilidade
A acadêmica de Engenharia Civil Eloisa Gitrone Araujo afirma que a possibilidade de compartilhar o trabalho desenvolvido com os coordenadores e professores, recebendo avaliação de especialistas, é motivo de alegria. Outro ponto destacado por ela é a chance de contribuir para discussões globais sobre urbanismo, acessibilidade e engenharia.

Com o uso de softwares, ela afirma ser possível modelar e visualizar as propostas de forma precisa e clara. “A ideia foi propor soluções que tornem o espaço mais funcional, inclusivo e agradável para todos. Desenvolvemos projetos de passarelas, parques alagáveis e lineares, pensando em integrar praticidade, sustentabilidade e um design que valorize a paisagem local”, detalha.

Segundo a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Kamilli Heil, as ações foram pensadas com foco nos usuários do espaço e buscam promover uma mobilidade urbana e sustentável. “A equipe trabalhou tanto em melhorias para a estrutura já existente quanto em novos projetos, que tornem o espaço mais funcional e inclusivo”, indica. A acadêmica descreve-se como empolgada com a possível interação com outros estudantes e especialistas em áreas de urbanismo, mobilidade e sustentabilidade.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Asetec realiza sorteio de rifas

Asetec realiza sorteio de rifas


14 de junho de 2008
Agenda 2011

Agenda 2011


03 de fevereiro de 2010
Alunos apresentam estudo de campo sobre transporte em Brusque

Alunos apresentam estudo de campo sobre transporte em Brusque


05 de novembro de 2010
Skip to content