notícias colégio
Notícias
01 de fevereiro de 2007

Avaliação externa das Instituições do Ensino Superior

Cerca de 1,8 mil profissionais estão aptos a iniciar o trabalho de avaliação das instituições de educação superior, públicas e particulares, e de seus cursos. A capacitação de avaliadores é o elemento que faltava para completar o ciclo de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio da avaliação de cursos e instituições.

Criado em 2004, pela Lei nº 10.861, o Sinaes integra vários instrumentos de avaliação ao analisar a educação superior em três eixos — avaliação de instituições, de cursos e do desempenho dos alunos. A meta de avaliar a educação superior de forma abrangente, por meio da articulação dos processos avaliatórios de estudantes, de cursos e de instituições, será atingida este ano, quando a avaliação de cursos e de instituições ganhar profissionais capacitados para desenvolver o trabalho de avaliação continuada.

A avaliação externa vai comparar os objetivos, resultados e dificuldades declarados pela instituição em sua auto-avaliação e o que os avaliadores  externos observarem acerca da realidade institucional. Os quesitos avaliados envolvem desde infra-estrutura, gestão, corpo docente, pesquisa e até responsabilidade social da instituição na região onde atua.  

Avaliadores − O Banco de Avaliadores do Sinaes foi criado em 2006 e conta com aproximadamente 11 mil pessoas. Segundo o presidente da Conaes, Sérgio Franco, todos os avaliadores do banco são professores universitários, dos quais 86,2% são doutores; 12,5%, mestres e 1,3%, especialistas ou graduados. Muitos deles são dirigentes universitários com experiência em gestão. Conforme o perfil, cada um avaliará a área na qual tenha mais competência e afinidade. O coordenador do Curso de Filosofia da Unifebe, Marcio Renato Bartel, participou da capacitação em dezembro do ano passado e foi convocado para fazer sua primeira avaliação de curso de graduação na próxima semana.

Postagens relacionadas

Formandos de Direito apresentam TCC\’s – 2008.2

Formandos de Direito apresentam TCC\’s – 2008.2


10 de dezembro de 2008
Acadêmicos faltantes devem justificar ausência no Enade 2019
Enade

Acadêmicos faltantes devem justificar ausência no Enade 2019


17 de dezembro de 2019
Unifebe entrega novo Laboratório de Informática aos acadêmicos

Unifebe entrega novo Laboratório de Informática aos acadêmicos


08 de setembro de 2009
Skip to content