notícias colégio
Notícias
06 de março de 2015

Comunicado FIES

FiesO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE informa que os contratos e aditamentos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2015 com a instituição não estão cancelados. O que a UNIFEBE e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE questionam junto ao Ministério da Educação é o limite dos valores a serem contratados.

Na segunda-feira, 9, as instituições do Sistema ACAFE e seus assessores jurídicos se reúnem para discutir o assunto. Na mesma semana, os representantes da associação seguem para Brasília para definir a situação.

Em busca de soluções para as questões que envolvem o FIES, o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, esteve em Brasília no final de fevereiro acompanhando a delegação da ACAFE, onde atua como membro do conselho deliberativo.

Mais informações sobre o FIES com Marlise no setor financeiro da UNIFEBE: (47) 3211-7251.

Entenda a situação

A ACAFE, em nome das instituições de ensino, emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

Confira:

“A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) foi surpreendida, assim como todas as organizações educacionais brasileiras, com o anúncio da alteração nas regras de aditamento de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Conforme notícias veiculadas recentemente, não é possível aditar renovações de contratos de financiamento estudantil para estudantes de instituições de ensino superior que reajustaram suas mensalidades acima de 6,41%.

O Sistema ACAFE esclarece que suas associadas utilizam como critérios para atualização dos valores das mensalidades, a Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870/1999), que leva em conta os custos reais de inflação, como energia elétrica, aumento de salários, e outros componentes, o que ultrapassa o índice oficial de inflação (6,41%).

Não há, no entanto, até a presente data, alusão ao índice de 6,41% em atos normativos, inclusive nos parâmetros de composição das mensalidades determinados pela Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870).

Diante do cenário, o Sistema ACAFE está articulado com os demais órgãos que aglutinam instituições de ensino superior, especialmente o segmento Comunitário, buscando negociação perante o MEC, e alternativas para que a comunidade acadêmica não seja penalizada”.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Lei Seca é tema de palestra na UNIFEBE

Lei Seca é tema de palestra na UNIFEBE


18 de maio de 2013
Trabalhos produzidos por estudantes de Pedagogia da UNIFEBE são expostos na 17ª Primavera dos Museus
Parceria

Trabalhos produzidos por estudantes de Pedagogia da UNIFEBE são expostos na 17ª Primavera dos Museus


24 de novembro de 2023
Comunicado nº 05/12 – Entrevista para função de Estagiário para Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Comunicado nº 05/12 – Entrevista para função de Estagiário para Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão


02 de fevereiro de 2012
Skip to content