19 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Debates aproximam acadêmicos da UNIFEBE, gestores e funcionários de empresas regionais

Entrevistas, palestras e debates geraram programa de rádio com foco na gestão inovadora, produzido internamente

Representantes de diferentes ramos empresariais de Brusque e região, professores e acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE se reuniram para debater a gestão inovadora. Dos debates, realizados durante o Programa Semear, nome dado à Curricularização da Extensão do Curso de Administração, foi gerado o programa: A Rádio do Gestor Inovador.

A produção reuniu entrevistas palestras e debates com nomes como Luiz Carlos Ferraz, da Florisa; Bruno Egas Zanimoto, da Trevisul; Marcos Stefano, do Armazém Cloud, Valdir Riffel, da Açopeças; e Luiz Homero Zanimoto, da Uvel. A iniciativa é indicada como uma forma de estimular a reflexão e análises sobre a Administração, buscando a inovação permanente.

“O Programa SEMEAR, do Curso de Administração, tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para os processos de gestão das organizações envolvidas. Dessa forma, proporcionamos a geração de novas competências na formação dos nossos futuros Administradores”, descreve o coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy. Esta foi a primeira edição da atividade feita de forma exclusiva para o curso.

Conceitos como sustentabilidade, inclusão e inovação estiveram no foco das abordagens, como comenta a professora, Danielle Almeida Soares Pimentel, que acompanhou as atividades. Ao todo, o Semear contou com cinco etapas, desenvolvidas como uma forma de abordar os contextos de ensino, pesquisa e extensão do curso.

Experiência e aprendizado
Os grupos de acadêmicos, compostos de três a cinco integrantes, elaboraram pesquisas científicas sobre o tema, entrevistas com gestores de empresas locais e criaram o roteiro do programa e gravação do material. Após a edição, feita pela Rádio Uni, o material foi avaliado e teve a produção dos finalistas analisada por uma banca, que escolheu e premiou algumas das iniciativas.

Na avaliação da professora, o resultado dos trabalhos se destacou e possibilitou o contato dos acadêmicos com diferentes áreas do conhecimento. “Parabenizo todos os grupos, de todas as fases pela dedicação. O nosso Programa Semear já é um grande sucesso”, descreve a professora.

A acadêmica de Administração, Samira Nascimento, ressalta como foi possível perceber a influência de fatores como o conhecimento em gestão, habilidades analíticas, habilidades de liderança, visão de negócios, networking, empreendedorismo no trabalho. Segundo ela, essas características influenciaram no crescimento dos grupos participantes.

“Foi uma experiência emocionante e, ao mesmo tempo, desafiadora. Foi um processo novo, no qual não tinha tanto domínio. A entrevista foi criada com um colega e seguimos um roteiro pré-definido. Todo esse processo foi uma oportunidade para adquirir novas experiências e expandir os conhecimentos”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

1º Termo aditivo do Edital Unifebe nº 03/07 – Processo Seletivo Docente