06 de março de 2015

Comunicado FIES

FiesO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE informa que os contratos e aditamentos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2015 com a instituição não estão cancelados. O que a UNIFEBE e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE questionam junto ao Ministério da Educação é o limite dos valores a serem contratados.

Na segunda-feira, 9, as instituições do Sistema ACAFE e seus assessores jurídicos se reúnem para discutir o assunto. Na mesma semana, os representantes da associação seguem para Brasília para definir a situação.

Em busca de soluções para as questões que envolvem o FIES, o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, esteve em Brasília no final de fevereiro acompanhando a delegação da ACAFE, onde atua como membro do conselho deliberativo.

Mais informações sobre o FIES com Marlise no setor financeiro da UNIFEBE: (47) 3211-7251.

Entenda a situação

A ACAFE, em nome das instituições de ensino, emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

Confira:

“A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) foi surpreendida, assim como todas as organizações educacionais brasileiras, com o anúncio da alteração nas regras de aditamento de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Conforme notícias veiculadas recentemente, não é possível aditar renovações de contratos de financiamento estudantil para estudantes de instituições de ensino superior que reajustaram suas mensalidades acima de 6,41%.

O Sistema ACAFE esclarece que suas associadas utilizam como critérios para atualização dos valores das mensalidades, a Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870/1999), que leva em conta os custos reais de inflação, como energia elétrica, aumento de salários, e outros componentes, o que ultrapassa o índice oficial de inflação (6,41%).

Não há, no entanto, até a presente data, alusão ao índice de 6,41% em atos normativos, inclusive nos parâmetros de composição das mensalidades determinados pela Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870).

Diante do cenário, o Sistema ACAFE está articulado com os demais órgãos que aglutinam instituições de ensino superior, especialmente o segmento Comunitário, buscando negociação perante o MEC, e alternativas para que a comunidade acadêmica não seja penalizada”.

imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Técnica de bordado manual é ensinada por Bordadeiras de Brusque aos acadêmicos da UNIFEBE
Design de Moda