21 de dezembro de 2010

Curso de Logística comemora sucesso profissional dos alunos

O Curso Tecnológico em Logística Empresarial da Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou este mês um seminário destinado à apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC. Na ocasião foi apresentado o relatório de um projeto elaborado para o setor de compras da Prefeitura de Brusque/SC, desenvolvido pela acadêmica Luciana Gorges; um estudo do planejamento e controle da produção de uma tinturaria, feito pelo estudante Sandro da Silva; e uma proposta de planejamento estratégico para a empresa N&C Indústria e Comércio de Calçados Ltda, realizado pelo acadêmico André Felipe Fraga.

De acordo com o coordenador do curso, Júlio Cesar Leão, a principal característica do TCC em Logística é o levantamento de um problema real em uma empresa e a apresentação de medidas corretivas. As quais podem ser de gestão ou tecnológicas, com o objetivo principal de melhoria do processo produtivo na empresa envolvida.

"A coordenação do curso sente-se muito satisfeita com os acadêmicos, que fazendo este investimento pessoal, melhoram seu desempenho profissional e qualidade de vida. Também com a equipe de professores, que forma profissionais capazes de responder as necessidades do setor empresarial,", destaca Leão.

Para o coordenador a Unifebe tem uma dupla satisfação: disponibilizar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, e por meio dessa formação contribuir com o processo produtivo regional.

Leão ressalta que por meio do desenvolvimento e conclusão do TCC alguns alunos conquistaram promoções nas empresas que trabalham. É o caso de Sandro da Silva, 24 anos, que atua em uma tinturaria. Ele conquistou a confianças dos gestores após a elaboração do projeto, com apenas um ano na empresa. "Alguns processos que sugeri já foram implantados e outros são analisados pela empresa. Às vezes, uma ideia simples melhora bastante o trabalho", declara.

Silva comenta que no início os proprietários da empresa ficaram reticentes em relação ao TCC, mas depois de pronto gostaram do projeto, que foca em planejamento e controle. "Em Brusque a parte de organização é bem defasada nas tinturarias. Falta planejamento e controle, o que só se consegue com uma boa formação acadêmica", completa.

Texto: Thayse Helena Machado

Gestores e profissionais de saúde participam de Lean Six Sigma Day

Gestores e profissionais de saúde participam de Lean Six Sigma Day

05 de outubro de 2017