24 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Comunidade participa de psicoterapia em grupo gratuita promovida pela Clínica Escola e Serviços em Psicologia da UNIFEBE

Ação foi desenvolvida por acadêmica do curso, sob a supervisão de professores

O cenário pós-pandemia acentuou o número de pessoas que passaram a procurar a Clínica Escola e Serviços em Psicologia – CESP UNIFEBE em busca de atendimento psicológico com queixas de ansiedade. Foi pensando em atender esse público que, sob a orientação da coordenação do curso, a acadêmica Giovanna Ribeiro Marta, iniciou um grupo de apoio.

Maria (nome fictício), de 50 anos, conheceu os serviços ofertados gratuitamente pela instituição por meio da sobrinha. Com dificuldades para lidar com seus sentimentos, Maria procurou na clínica o apoio de um profissional de psicologia.

Ao lado dela, outros quatro moradores de Brusque e região passaram a frequentar todas as segundas-feiras o grupo de psiccoterapia. Em onze encontros, o grupo partilhou suas dificuldades, angústias e expectativas, sempre assistidos pela acadêmica e pelos professores do curso.

“Fui muito bem acolhida pela equipe. Durante a dinâmica tivemos muitas conversas, falamos, mas também ouvimos bastante. Para mim foi uma experiência única, quebrei o tabu sobre procurar a ajuda de um psicólogo e, graças à terapia, estou me sentindo muito bem”, relata Maria.

A iniciativa foi desenvolvida pela estudante durante seu Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos em Prevenção e Promoção da Saúde. Orientada pela professora e coordenadora do curso, professora Andréia Martins, a estudante aplicou seus saberes e conhecimentos em prol da comunidade.

“O intuito desse projeto era promover essa partilha entre os participantes, pois a terapia em grupo ela contribui para que o paciente olhe para si, mas que também saiba enxergar e perceber as queixas do outro. Vivenciar essa experiência ao longo da Graduação foi essencial para a minha formação profissional, mas principalmente para o meu desenvolvimento pessoal”, salienta a acadêmica.

A Clínica

Na CESP, os acadêmicos e docentes do curso de Psicologia têm à sua disposição uma estrutura referencial para o aprendizado, aplicação dos conhecimentos e competência do profissional de psicologia.

O laboratório é utilizado durante as aulas do curso e também para a realização dos estágios supervisionados, momento em que os acadêmicos atendem gratuitamente à população.

“A Clínica Escola e Serviços de Psicologia é um importante espaço de formação científica e profissional para os acadêmicos do curso, pois ela possibilita a prática profissional e esse contato direto com a comunidade. Aqui eles aplicam, em prol da população, tudo o que vem aprendendo ao longo da Graduação”, complementa a coordenadora do curso, professora Andréia Martins.

No dia 20 de novembro, segunda-feira, o grupo participou do seu último encontro. A ideia da instituição é de seguir com a atividade de extensão, atendendo de acordo com os anseios dos próprios pacientes.

NPJ realiza III Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios

NPJ realiza III Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios

22 de junho de 2017
Estudantes de Administração da UNIFEBE conhecem estrutura organizacional e produtiva da Embrast durante visita técnica