01 de março de 2017

Concluinte de Sistemas de Informação é aprovado em Mestrado

Lucas DebatinO concluinte de Sistemas de Informação da UNIFEBE Lucas Debatin ainda nem recebeu o grau de Bacharel, mas já tem razões de sobra para comemorar. O estudante, que também é pesquisador de Iniciação Científica no Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação (NIASI) da UNIFEBE, foi um dos três contemplados com uma bolsa de estudos integral para o Programa de Mestrado em Computação Aplicada da UNIVALI, que também faz parte do Sistema Acafe.

A outorga de grau do estudante da turma de Sistemas de Informação será realizada na sexta-feira, 10 de março, junto com os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Pesquisa

Segundo o coordenador do NIASI, Aluizio Haendchen Filho, o estudante tem futuro promissor na carreira de pesquisador.

— O Lucas tem trabalhado no NIASI com a linha de pesquisa de Reconhecimento de Voz, e a proposta construída para a sua Pesquisa de Mestrado é um Projeto de um Dicionário Offline para Reconhecimento de Voz. No final do ano passado, publicamos um artigo em uma Conferência Internacional que ocorreu em Portugal, com os resultados preliminares da pesquisa — conta.

O Projeto do Dicionário Offline faz parte da pesquisa em desenvolvimento do NIASI, em parceria com a SENIOR Sistemas.

— É um projeto que envolverá Computação Cognitiva e Deep Learning, linhas de pesquisa que estão sendo trabalhadas no NIASI, e que a Google, IBM e outras empresas gigantes do mundo estão pesquisando. Temos certeza que os resultados da pesquisa trarão grandes resultados para a UNIFEBE e os parceiros envolvidos, como a SENIOR e a própria UNIVALI — conta Haendchen Filho.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE