notícias colégio
Notícias
11 de março de 2010

Configurações de gênero é tema de Aula de Apresentação

Foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 10, a Aula de Apresentação do curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. O evento reuniu acadêmicos, professores e convidados, no Auditório do Bloco C no campus do bairro Santa Terezinha. Na oportunidde, o professor Fábio Zoboli ministrou a palestra "Corpo e as Contribuições Sociais de Gênero".

O tema da Aula de Apresentação veio de encontro à programação especial da Unifebe na semana da Mulher. Além disso, o evento teve como objetivo aprimorar os conhecimentos, despertar discussões sobre o assunto proposto e integrar a comunidade acadêmica.

A reitora, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, abriu o evento falando que a tão almejada paridade de gêneros ainda consiste em uma meta distante. Segundo ela, existem alguns pontos que constituem as mazelas femininas, a exemplo da violência praticada contra as mulheres e da questão do salário desigual no mercado de trabalho. Em contrapartida, a reitora destacou: "Vivemos um tempo promissor, precisamos realizar em nosso cotidiano outro tipo de relação, uma relação que nos una mais, porque o gênero não é o fator predominante da nossa essencialidade enquanto seres humanos. Somos muitos mais semelhantes do que diferentes, jamais divergentes".

Já o palestrante tratou das configurações sociais de gênero. Em suas considerações, Zoboli destacou que a cultura ocidental é baseada predominantemente por estruturas binárias e que estas atribuições geram relações de poder. "Quando sustentamos essas relações de apenas duas vias, perdemos a possibilidade de criar novos elementos e o diferente desaparece, perde valor".

Durante o evento, acadêmicos e professores também abordaram a questão da mídia. Para a maioria, é preciso rever os valores que são transmitidos aos jovens no que diz respeito aos cuidados com o corpo. "É preciso que as pessoas entendam a dimensão social da atividade física, que é voltada principalmente à promoção de saúde e de bem estar às pessoas, não apenas à questão estética", completa o professor.

Fábio Zoboli é doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Grande Rio e graduado em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Zoboli é professor da Unifebe e possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Curso de Direito realiza Aula Magna nesta quinta-feira

Curso de Direito realiza Aula Magna nesta quinta-feira


16 de agosto de 2007
Professor lança livro sobre gerações
Serviço

Professor lança livro sobre gerações


15 de agosto de 2017
UNIFEBE realiza Seminário de Estudos e Práticas Advocatícias
Seminário

UNIFEBE realiza Seminário de Estudos e Práticas Advocatícias


31 de maio de 2019
Skip to content