O Curso de Processos Gerenciais EaD da UNIFEBE teve uma noite de apresentações e reconhecimentos de trabalhos com a realização do Congresso SEMEAR nesta terça-feira, 9, no Laboratório Farol. Seis grupos de estudantes apresentaram projetos de soluções de sustentabilidade ambiental voltadas a empresas de Brusque e região, que foram avaliados pela comissão julgadora. Desses, três se destacaram e foram contemplados com troféus e prêmios.
Os vencedores foram Aline da Luz Oliveira, José Augusto Cesari, Ricardo Dossena Vargas, Saiani Weidgenant e Vitória Schappo Bianchini, com o “projeto de sustentabilidade com uso de cisternas para reutilização de recurso pluvial”. A equipe pesquisou sobre as possibilidades de reutilização das águas da chuva, efetuou cálculos de custos e projeções de economia considerando a realidade de uma metalúrgica.
Vitória Schappo Bianchini está na quarta fase do Curso de Processos Gerenciais EAD e destaca o bom trabalho em equipe. O quinteto se reuniu na biblioteca do campus para desenvolver o projeto e pôde esclarecer todas as dúvidas com o colega Saiani Weidgenant, que trabalha na empresa para qual a ideia foi proposta.
“Ele trouxe a ideia de fazermos o trabalho com base no uso de cisternas para trazer uma economia para a empresa. Então, fizemos toda a parte do projeto, de estudo de campo. E com os dados obtidos, montamos a proposta do trabalho. Projetamos a instalação das cisternas sobre uma ampla estrutura de telhado, verificamos qual seria a potencial economia da empresa. Trouxemos toda a questão de aquecimento global, mudanças climáticas, projeção das chuvas, da importância de utilizar esse recurso.”
A professora Danielle Soares relata que a diferença na pontuação entre os seis trabalhos foi pequena. Apenas meio ponto separou o terceiro do quarto colocado. Isso mostra que as apresentações estavam em um nível elevado.
“Os trabalhos tiveram uma qualidade excepcional. Quando conversamos com os alunos e explicamos que desenvolveríamos esse formato, eles ficaram um pouco apreensivos em relação ao prazo. No entanto, oferecemos todo o suporte necessário. Realizamos várias reuniões ao longo da semana para que eles conseguissem produzir o que apresentaram hoje. A UNIFEBE sempre preza pelo processo de iniciação científica, incentivando os alunos na produção de ciência com metodologia.”
“Além de serem muito dedicados, eles contam com um arcabouço metodológico bem estruturado, disponível em manual, que podem consultar sempre que necessário. Assim, o suporte, somado à dedicação das equipes, resultou no belíssimo trabalho que pudemos apreciar hoje”, completa.
O Congresso SEMEAR integra a curricularização da extensão do curso, em uma oportunidade da qual os acadêmicos têm conseguido desfrutar, conforme explica o coordenador dos cursos de gestão, professor Marcos Aurélio Gonçalves.
“Como coordenador do curso de Processos Gerenciais EAD, é uma satisfação enorme ver nossos acadêmicos propondo soluções tão consistentes e viáveis para os desafios de sustentabilidade das empresas de Brusque e da região. Em apenas uma semana, eles uniram teoria, pesquisa de campo e compromisso com o meio ambiente, demonstrando, na prática, a qualidade da formação que recebem na UNIFEBE. A dedicação das equipes, o apoio da professora Danielle e o olhar cuidadoso da comissão julgadora tornam o Congresso SEMEAR um marco importante na trajetória acadêmica dos nossos estudantes e reforçam nosso compromisso com a inovação e a responsabilidade socioambiental.”
Comissão julgadora
Os trabalhos foram avaliados pelo coordenador do Curso de Tecnologia Educacional da UNIFEBE, Luís Fernando Merízio; e por dois convidados: empresário Bruno Egas Zaninotto, do Grupo Uvel; e o empresário Alcir Otto, da rede Otto Atacarejo.
Otto estudou no Curso de Processos Gerenciais da UNIFEBE e ficou contente em voltar: “É gratificante, sempre que a gente é convidado, é um sinal de reconhecimento na comunidade. Então, sempre que me convidam, eu faço questão de vir. E encontramos pessoas tão jovens, com ideias diferentes.”
Ele faz uma menção honrosa a um dos trabalhos apresentados, sobre a metodologia 5S, de autoria de Amabili Vitória Bado, Estefani Karoline Grignani, Maicon de Abreu e Thais Eduarda Rudolf. “Foi uma das coisas que me chamaram a atenção. Para mim, foi o trabalho mais original da noite”, destaca.
O retorno a um ambiente acadêmico também trouxe boas lembranças a Bruno Zaninotto. O empresário destaca os temas abordados e as sugestões de melhoria feitas pelos estudantes, que trazem reflexões importantes.
“Fui estudante de administração, trabalhava de dia, fazia faculdade à noite e fiquei me vendo na posição dos estudantes, naquela correria. Eles tiveram um prazo de apenas uma semana. Nessa época de fim de ano, fiquei me imaginando na pele deles para entregar esse trabalho hoje. Foi bem bacana eu reviver um pouco desse clima”.
O pódio dos trabalhos
1.º lugar: Projeto de Sustentabilidade com Uso de Cisternas para Reutilização de Recurso Pluvial – Aline da Luz Oliveira, José Augusto Cesari, Ricardo Dossena Vargas, Saiani Weidgenant e Vitória Schappo Bianchini.
Premiação: Troféu, certificado, vale-compras Havan no valor de R$ 150 para cada integrante e viagem técnica ao Ágora Tech Park, em Joinville
2.º lugar: Proposta de Implantação de Caminhões Elétricos na Frota da Empresa QFaz – Amanda Patrícia Rosa, Diego de Jesus, Gabriel David M. e Leonara Gonçalves
Premiação: Troféu, certificado e vale-compras Havan no valor de R$ 100 para cada integrante
3.º lugar: Sustentabilidade e Inovação: o Papel dos Secadores Automáticos na Minimização de Impactos Ambientais – Aline Souza Silva, João Vitor Lima, Joel Chaves, Márcio Göedert Kuhnen e Tatiana dos Santos Gonçalves
Premiação: Troféu e certificado