Nesta edição do Integra Pedagogia, as acadêmicas do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foram convidadas a refletir sobre os impactos da pandemia em suas emoções. Durante a conversa, a neurocientista, Julianna Beatriz Berto, falou sobre a “Conexão do corpo e da mente para gestão emocional”, com intuito de levar as estudantes a avaliar a importância do papel do pedagogo neste período de muitas mudanças.
O bate-papo fez parte da programação do Integra Pedagogia, uma iniciativa do curso, que visa possibilitar essa interação entre calouros, veteranos e professores. Para marcar o momento, as estudantes da primeira fase receberam as boas-vindas das líderes de turma e das professoras, que em uma fala receptiva, se colocaram à disposição para auxiliar nessa nova jornada que é a vida acadêmica.
“Além do conhecimento, aprendizagem, partilha e reflexão, a integração é parte central do Integra Pedagogia. É um momento não só de acolhida aos calouros e veteranos, mas principalmente, de convivência e de troca, para que eles se sintam parte desse novo contexto na universidade”, salienta a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann,
Para a acadêmica da 8ª fase, Paula Eduarda Gulini, essa recepção é essencial, pois o início é desafiador. “Recebê-las de forma calorosa e acolhedora mostra que vamos caminhar juntas, lado a lado, e que elas podem contar conosco, pois o curso de Pedagogia transborda amor”, enfatiza Paula.
Cristiane Fatima Jentzsch é acadêmica da 1ª fase e para ela são em ações como o Integra, que as novas estudantes são encorajadas pelas colegas e professores. “A palestra nos fez refletir muito sobre o momento que vivemos, e estar na universidade representa um grande passo para o nosso futuro. Sabendo que não estamos sozinhas, seguimos com confiança e o caminho se torna muito mais tranquilo”, conclui Cristiane.