Foi com o auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lotado que o diretor geral do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), Fábio Roberto de Souza, iniciou a palestra "Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – História de Lutas e Conquistas" na noite de quinta-feira, 15 de março. Durante aproximadamente duas horas, o diretor falou sobre a origem dos direitos do consumidor e tirou dúvidas do público, principalmente formado por acadêmicos do curso de Direito.
Fábio lembrou que no dia 15 de março de 1962, o presidente norte-americano John F. Kennedy fez uma declaração ao Congresso, enumerando alguns direitos importantes do consumidor. "Essa ideia causou grande impacto, não somente naquele país, mas em todo o mundo, que passou a defender o direito à segurança ou proteção contra a comercialização dos produtos perigosos à saúde e à vida. O direito à informação, em que os aspectos gerais da propaganda e a necessidade das informações sobre o próprio produto e sua melhor utilização passaram a ser considerados", enfatizou.
De acordo com o diretor do Procon, em reconhecimento à mensagem a favor dos consumidores, a Organização Internacional das Uniões de Consumidores (OIUC) adotou, em 1979, o 15 de Março como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e instituído em 1985 pela Assembleia Geral da ONU.
Enquanto Fábio proferia a palestra no auditório, funcionários do Procon realizavam atendimento no átrio do bloco A do campus Santa Terezinha e sanaram questionamentos sobre obrigações dos fornecedores.
Texto e fotos: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social