20 de maio de 2016

Contabilidade em Debate destaca “Contabilidade pública” como tema

Com o tema “Contabilidade Pública” o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE realiza na terça-feira, 24 de maio, a 3ª edição do “Contabilidade em Debate”. O evento será realizado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, a partir das 19 horas.

Para debater sobre o assunto, o evento contará com a participação dos contadores das prefeituras da região. Os debatedores são: Roseane dos Santos de Blumenau, Cristiano Bittencourt de Brusque e Everaldo Izau Desidério de Itajaí.

Segundo o coordenador Edilson Sidnei Padilha, o objetivo do debate é mostrar a relacionar a prática ao aprendizado na área de Ciências Contábeis.

—Esse ano está evidenciada a participação da contabilidade nos escândalos que estão ocorrendo no cenário político e econômico do país, envolvendo entidades públicas. Observamos que tanto a contabilidade foi usada para encobrir ou desvendar situações que estão ocorrendo, por exemplo, a Lava Jato — diz.

Padilha explica que o tema despertou a curiosidade dos alunos em torno do assunto, e as perguntas surgiram, como: o que faz um contador de entidade pública, quais são suas responsabilidade em uma gestão pública e quais são os caminhos que os acadêmicos devem percorrer para ser tornar um contador de uma entidade pública?

— Essas perguntas vêm dos nossos alunos até 6ª fase, a partir da 7ª fase os alunos têm duas disciplinas voltadas à Contabilidade Pública, que respondem a todas a essas curiosidades. De qualquer forma, o evento se faz necessário para responder às perguntas dos nossos acadêmicos e de toda a comunidade — afirma.

A 3ª edição do Contabilidade em Debate tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

Facebook - contabilidade em debate-01

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Ruben Carlos Müller