Criar soluções inovadoras para problemas reais apresentados por empresas parceiras da região foi o desafio da Curricularização da Extensão deste semestre, dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE. Por meio do Programa Semear, estudantes e egressos participaram de uma série de atividades de integração para o desenvolvimento de propostas criativas.
Ao longo de dez dias de programação, os cursos promoveram encontros virtuais, workshops, oficinas presenciais e mentorias. Os estudantes participaram de três etapas para a construção das soluções, desde a imersão no problema, ideação e prototipação. Com base nos desafios reais apresentados pelas empresas parceiras, as equipes realizaram pesquisas de mercado, mapeamento de oportunidades, definição de públicos-alvo, desenvolvimento de propostas e criação de protótipos conceituais.
Todo esse percurso foi integrado aos componentes curriculares dos cursos, para articular os conteúdos teóricos e a prática extensionista. Além dos tradicionais pitchs, cada equipe, orientada pelos professores dos cursos, também elaborou um resumo expandido da proposta. O resultado foi apresentado para os egressos Guilherme Kormann Merizio, que atua na área financeira; Orides Catani Júnior, proprietário da Cattani Viagens; Andrieli Danieli, gestora de RH na empresa 100% Metais e José Henrique, proprietário do restaurante Panelaço. As propostas foram avaliadas por sua originalidade e aplicabilidade.
A Plataforma de Educação Gamificada desenvolvida pelos alunos Lucas Voitina Giosele, Tainara de Souza Silva, Eduarda Martins Wisbecki, Estefani Karoline Grignani, Gabriel Voss e Maicon de Abreu ficou em 1.º lugar no desafio. O projeto apresenta uma plataforma de ensino voltada à educação financeira, baseada em gamificação, desafios práticos e personalização da experiência do usuário. A acadêmica da 3.ª fase de Processos Gerenciais, Tainara de Souza Silva, conta que o grupo usou o jogo Duolingo como inspiração para sua criação. “A Curricularização é um momento de refletir em como podemos melhorar internamente ou externamente a empresa escolhida. Optamos por trabalhar com investimentos, pois todos gostariam de investir, mas ninguém sabia por onde começar. Inicialmente o tema assustou todos os alunos do nosso grupo, mas conforme desenvolvíamos e aperfeiçoávamos, até nós mesmos amamos o resultado final”, revela.
Focado na personalização da experiência turística, o App Cattani ficou em 2.º lugar na avaliação dos jurados. O aplicativo propõe uma solução digital que conecta usuários a pacotes de viagem baseados em preferências pessoais, utilizando lógica de recomendação e integração com o portfólio da Cattani. Já o 3.º lugar foi voltado à empresa 100% Metais e sugere um plano estratégico de inserção no setor automotivo, destacando-se pelo foco em inovação, relacionamento com montadoras e fortalecimento da marca.
“A Curricularização da Extensão é uma oportunidade de transformar a aprendizagem em ação. Ver nossos alunos sendo desafiados por empresas reais e respondendo com ideias maduras e criativas nos mostra o quanto o ensino pode ser relevante e conectado ao mercado. E contar com nossos egressos como parceiros e avaliadores tornou tudo ainda mais significativo”, conclui o coordenador dos cursos de Gestão da UNIFEBE, professor Marcos Aurélio Gonçalves.