20 de março de 2013

“Cuidar do Rio: eu abraço essa ideia”

Na sexta-feira, 22 de março, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove a 2ª edição do Abraço no Rio com o apoio de diversos parceiros e participação de mais de aproximadamente 1,2 mil pessoas entre crianças e adultos. Com o lema “Cuidar do Rio: eu abraço essa ideia” o evento faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Brusque em comemoração ao Dia Mundial da Água. O mutirão acontece entre as pontes Irineu Bornhausen (Estaiada) e Arthur Schlösser (próxima ao restaurante Saragoça), pontualmente às 10horas.

A UNIFEBE conta com a participação do Serviço Social do Comércio (SESC), SESI Escola, Colégios São Luiz, Cônsul Carlos Renaux, Cultura, Honório Miranda e das Escolas Feliciano Pires e Nova Brasília. O evento tem a parceria e apoio do Corpo de Bombeiros de Brusque, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Secretaria de Educação, Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Polícia Militar e Florisa.

O objetivo do abraço coletivo é chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação da água. De acordo com o reitor, Günther Lother Pertschy, o evento faz parte do programa de sustentabilidade desenvolvido pela instituição. “Nosso intuito é conscientizar a comunidade sobre a importância da água na qualidade de vida das pessoas e também alertar para o desperdício e prejuízos da poluição do Rio Itajaí-Mirim para nossa cidade. Já que dele vem a água que bebemos”, destaca.

Segurança do evento

Para garantir a segurança dos participantes do evento a Polícia Militar interditará o trânsito da Beira Rio por aproximadamente cinco minutos a partir das 10h. Quem preferir evitar este caminho pode utilizar os desvios sinalizados pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade nas ruas Adolfo Schlosser e Elsa Hoffmann. “O evento acontece no coração da cidade e o planejamento da sinalização foi feito para não prejudicar os condutores”, comenta o secretário Paulo Rodrigo Sestrem.

Dia Mundial da Água

A água é um recurso que beneficia a humanidade desde os primórdios de sua existência. Com o decorrer do tempo a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água consumida. Por esses motivos, em 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data para promover discussões sobre a consciência do homem em relação a esse bem natural.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor da água, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, entre as principais abordagens estão:

– Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
– Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
– Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
– Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
-Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
– Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
– Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todas as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

Texto: Elizandra Damasceno

Literatura e teatro marcam a Noite Cultural Solidária