O Curso de Enfermagem da UNIFEBE realizou, em 22 e 25 de junho, um incentivo à doação de sangue no Sesi e no Shopping Gracher, em Brusque, com atividades de tipagem sanguínea. As ações foram realizadas em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho.
Conforme relata a coordenadora do curso, professora Aline Sturmer, a primeira atividade foi realizada no Sesi, a convite da instituição. As acadêmicas atenderam os funcionários, que participaram ativamente: no total, foram realizadas 90 tipagens sanguíneas por cinco acadêmicas da primeira e da terceira fase.
Na quinta-feira (25), 15 acadêmicas da terceira fase estiveram no Shopping Gracher para mais uma ação de tipagem sanguínea. “Esse espaço tem um significado especial para o curso, pois foi justamente ali que, há cerca de um ano, ocorreu a primeira ação de tipagem sanguínea desenvolvida pelas estudantes como parte das atividades de curricularização da extensão”, relembra a professora Aline Sturmer.
A acadêmica Kauany Sanni Miranda participou dos dois dias de atividades e elogiou o fato de o seu curso incentivar a conscientização sobre a doação de sangue, um gesto que pode salvar vidas.
“Para mim, foi um prazer participar e estar envolvida nessa iniciativa, podendo contribuir e levar essa mensagem a outras pessoas, além de ajudá-las a saber a própria tipagem sanguínea. Gostei da oportunidade de ter esse contato com a comunidade. Foi uma experiência positiva que a UNIFEBE proporcionou tanto para os estudantes envolvidos quanto para as pessoas que tiveram a chance de participar no dia. Sou grata por fazer parte desse momento.”
“Ficamos muito felizes em perceber que a comunidade já reconhece o trabalho desenvolvido pelo curso de Enfermagem da UNIFEBE, tanto pelo convite para participar dessas iniciativas quanto pela expressiva adesão da população às ações realizadas. Experiências como essas fortalecem a formação acadêmica e evidenciam o papel social da universidade na comunidade”, conclui a professora.
Dia Mundial do Doador de Sangue
A data é celebrada em 14 de junho, para agradecer e incentivar o aumento das doações regulares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, e cada região deve avaliar qual é a melhor taxa para atender às suas necessidades locais.