notícias colégio
Notícias
27 de junho de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Fisioterapia da UNIFEBE realiza visita técnica ao Rancho La Cautiva e a Casa do Autista

Instituições são consideradas referências no atendimento de equoterapia e de pessoas do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Os trabalhos mantidos pelo Rancho La Cautiva, em Itajaí, e pela Casa do Autista, em Balneário Camboriú, foram apresentados, em detalhes, aos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, durante visita técnica. Os roteiros foram realizados com a 7.ª fase do curso.

No espaço, especializado em equoterapia, os acadêmicos puderam conhecer mais sobre o método terapêutico, que utiliza o cavalo na promoção de ganhos motores, cognitivos e emocionais. O serviço é voltado para pacientes com deficiências físicas ou neurológicas, estimulados pelo movimento tridimensional do animal.

Já o espaço Casa do Autista é considerado uma referência no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A possibilidade de o grupo interagir com profissionais e estruturas voltadas para atendimentos considerados de excelência é destacada pela professora Luize Bueno de Araújo.

“A atividade foi uma experiência positiva para os acadêmicos, que estão em processo de formação, pois assim estão em contato com diferentes áreas de atuação do fisioterapeuta”, descreve a professora.

Para a acadêmica Claudia Maria Mafra, entre os diferentes aspectos abordados ao longo da visita, a possibilidade de conhecer mais sobre a equoterapia ajudou a aproximar os colegas das técnicas relacionadas. Segundo ela, o contato com os diferentes ambientes de atuação do profissional da fisioterapia foi parte importante do roteiro e ampliou a experiência acadêmica.

“Nos mostrou outro lado da Fisioterapia”, descreve. “A estrutura da Casa do Autista também é incrível, eles têm tanto quanto a parte de fisioterapia quanto a parte de atendimento médico, psicólogo, enfim, a estrutura deles é bem preparada”, avalia.

Demandas de mercado
A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, indica que as atividades desenvolvidas, como as visitas técnicas, são fundamentais para o processo de formação dos acadêmicos. A experiência evidenciou a importância da interdisciplinaridade e o papel da estrutura adaptada para o atendimento.

“Trabalhos para formar fisioterapeutas humanizados e preparados para atuar em diversas áreas. A UNIFEBE segue incentivando a integração entre teoria e prática, garantindo uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado”, descreve.

De acordo com ela, a interação permitiu o contato com as realidades que vão além da sala de aula. Na avaliação da coordenadora, possibilitou a relação da teoria com os casos concretos e exemplos de atuação profissional em diferentes contextos, assim como a troca de experiências. Outro ponto positivo, segundo ela, é a maior proximidade com as instituições, pensando em futuras parcerias e estágios. “A experiência foi transformadora, não apenas pelo aprendizado técnico, mas também pela oportunidade de ver o impacto social da profissão”, resume.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Pedagogia é reconhecido pelo Conselho de Educação

Curso de Pedagogia é reconhecido pelo Conselho de Educação


19 de dezembro de 2006
Acadêmicos de Direito visitam Complexo Penal

Acadêmicos de Direito visitam Complexo Penal


02 de julho de 2013
Foto Clube Brusque promove palestra na Unifebe – 11/03/2009

Foto Clube Brusque promove palestra na Unifebe – 11/03/2009


11 de março de 2009
Skip to content