12 de março de 2015

Curso de Moda entrega ofício ao conselho municipal de Cultura de Brusque

Muito além do vestuário e das passarelas, moda também é uma vasta fonte de cultura. Por isso, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, por meio do curso de Design de Moda, entregou ao Conselho Municipal de Cultura de Brusque um ofício, solicitando a inserção de uma cadeira destinada ao segmento no grupo.

O documento foi entregue à presidente Lieza Boing de Souza Neves e à superintendente de Cultura Eudez Pavesi, pela coordenadora Edinéia Pereira da Silva Betta.

Desde 2009, o Ministério da Cultura – MinC considera moda como patrimônio cultural que revela a identidade das comunidades, sendo necessária sua valorização e proteção nos âmbitos da memória, educação, produção, promoção, difusão, fomento e institucionalização.

“Nós já temos uma cadeira por parte da UNIFEBE, mas queremos uma específica para moda. Isso dará mais visibilidade para a área como conceito e, principalmente, como cultura.

Somos reconhecidos como produtores de vestuário e não como polo. Queremos mostrar que temos condições de trabalhar essa economia criativa e ser referência em nosso país”, diz a professora.

Moda enquanto Cultura

Representando os profissionais da área, o acadêmico da 3ª fase, Bruno Alcione Novadvorski Scheeren, entregou um abaixo-assinado com aproximadamente 300 assinaturas, pedindo a criação de um Colegiado Setorial de Moda, sob a nomenclatura Câmara Temática de Moda.

“A reivindicação é para promover a moda como cultura e quebrar esse pensamento de que moda é só roupa. A área envolve muitos profissionais, desde os da fotografia, à equipe de produção até a modelagem, entre tantos outros”, pontua.

Bruno explica que o objetivo do requerimento é movimentar a área na cidade. “Para isso, podem ser desenvolvidas coleções conceituais que resgatem a cultura brusquense, oficinas, palestras, entre outras ações. Queremos mostrar que Brusque pode ser um polo de tendências e não só de pronta entrega”, afirma.

As câmaras temáticas vão debater a proposta e apresentar uma definição na próxima reunião do conselho.

“De qualquer forma, vamos começar a trabalhar e mostrar serviço. Nosso requerimento é pela visibilidade aos artistas que trabalham na área”, conta Edinéia.

O assunto começou a ser tratado em 2013, quando a UNIFEBE propôs ao conselho o debate sobre a inclusão de Moda como área temática na cidade.

Na ocasião, o reitor Günther Lother Pertschy entregou um ofício à presidente Lieza e à superintendente Eudez.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br