A acadêmica Jessica Lemes da Rosa afirma que os momentos de partilha entre docentes e acadêmicos são de grande importância no processo de formação acadêmica. Segundo ela, são neles que é possível alinhar teoria e prática, consolidar o aprendizado e esclarecer dúvidas sobre temas relacionados à docência, projeto pedagógico na rede pública de ensino.
“A professora Marinalva nos ajudou a compreender melhor a prática na alfabetização, desde a rotina da criança, que sai da Educação Infantil e que está em fase de transição para os Anos Iniciais, tornando-se aluno, e destacou todo esse processo até que se consolide a alfabetização”, afirma.
Os aspectos que envolvem o planejamento e a didática, elementos necessários para a atuação em sala de aula, foram abordados durante a oficina “Do Planejamento à Prática: Construção de Planos de Ação e Sequências Didáticas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais”. A atividade foi realizada com os acadêmicos da 7.ª fase do curso de Pedagogia, como parte do Estágio Supervisionado, e ministrada pela professora Marinalva da Costa Santos.
Sob a orientação das professoras Eliane Kormann e Gissele Prette, que ministram o componente curricular de Estágio Supervisionado III, as participantes puderam conhecer a realidade da atuação docente. Neste semestre, a 7.ª fase do curso realiza o Estágio Supervisionado III, nas escolas da rede municipal, EEB Oscar Maluche, EEB Paquetá, na EBB Nova Brasília e na EEB Professora Araci Espíndola Dalcenter, em São João Batista, nas turmas de 1.º e 2.º Anos.

Preparação para atuação
Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Korman, a prática do Estágio Supervisionado requer competências acadêmicas prévias, construídas ao longo do curso, além de outras, que serão construídas na própria atividade prática. Ela destaca a necessidade de compreensão dos principais fundamentos nos quais os estudantes farão o estágio, contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e, ainda, no conhecimento acerca da realidade escolar.
“A etapa da ida ao campo requer, além de todo o aporte teórico e o conhecimento da realidade, a didática, elemento que embasa a construção do planejamento das aulas que serão ministradas pelos acadêmicos aos estudantes da escola”, destaca a coordenadora.
Na avaliação dela, a oficina serviu de aprimoramento e incentivo aos acadêmicos, para uma reflexão sobre estratégias para aprimorar o desenvolvimento da leitura, escrita e processo de alfabetização, com o uso de um planejamento em forma de sequência didática. A atividade foi parte do projeto Roda de Conversa, mantido pelo curso e que acontece nos componentes curriculares.