24 de janeiro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Educação Física da UNIFEBE realizam estágio voluntário em Colônia de Férias do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro

Estudantes foram monitoras de crianças entre 5 e 12 anos de idade.

As acadêmicas de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Beatriz Nunes Pereira, Beatriz Treider Anastácio, Julia Francisco e Larissa Borghezan, aplicaram seus conhecimentos durante o estágio voluntário, realizado na Colônia de Férias da Escola de Educação Física do Exército Brasileiro – Esefex, no Rio de Janeiro.

Do dia 3 a 19 de janeiro, as estudantes auxiliaram os professores nas aplicações das atividades, desenvolvidas com mais de 400 crianças entre 5 e 12 anos de idade. Este foi o segundo ano que a formanda em bacharelado pela UNIFEBE, Larissa Borghezan, foi selecionada para participar do estágio na capital fluminense.

“Nos primeiros três dias tivemos apenas palestras com orientações sobre a Colônia de Férias, como funcionariam as atividades, questões de segurança e sobre os cuidados que deveríamos ter com as crianças, em especial com as que possuíam algum tipo de deficiência ou transtorno”, relata Larissa.

Divididas em grupos e separadas por idade e sexo, as crianças participaram, ao longo de duas semanas, de 15 atividades, como passeio de caiaque, judô, karatê, pesca e futebol. As ações eram aplicadas pelos próprios militares estudantes de Educação Física da Esefex e aos estagiários cabia a missão de supervisionar as crianças e auxiliar no deslocamento dos grupos entre uma atividade e outra.

Durante o estágio, as acadêmicas ficaram alojadas no próprio quartel, com hospedagem e alimentação disponibilizada pelo exército. Os 77 estagiários selecionados pela própria Escola de Educação Física do Exército eram de várias regiões e estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

“É uma experiência muito enriquecedora, poder pôr em prática tudo o que aprendemos na faculdade e aprimorar nossas habilidades pedagógicas. O contato com as crianças PCDs também é algo que agregou muito, pois aprendemos ainda mais sobre superação e inclusão. Além das amizades que fizemos e dos costumes culturais que aprendemos com os outros colegas”, salientou Larissa.

Para o coordenador de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli de Souza, os estágios são uma vivência necessária para o desenvolvimento profissional. “O estágio obrigatório ou voluntário é sempre uma oportunidade de o estudante experenciar a área de atuação, aprendendo com o networking e a realidade do mercado e da comunidade. Nesse sentido que, ao longo da Graduação, nossos acadêmicos são incentivados a explorarem essas possibilidades não apenas na nossa região, mas por todo o Brasil, como foi o caso das nossas estudantes que foram ao Rio de Janeiro”, enfatiza o professor.

Além da experiência, as acadêmicas receberam um certificado, emitido pelo Exército Brasileiro, pela participação como estagiárias voluntárias.

Unifebe decide amanhã quem será a reitora da Instituição

06 de novembro de 2006
UNIFEBE abre inscrições para Vestibular e Seleção

12 de abril de 2013