O processo de gestão de benefícios, assim como possíveis melhorias aos benefícios mantidos pela UNIFEBE, esteve no centro de análise realizada por acadêmicos da 7.ª fase do curso de Psicologia. A atividade, parte do componente curricular de Psicologia e Processos de Gestão II, também incluiu a apresentação de possíveis melhorias aos benefícios oferecidos pela instituição.
Para a atividade, os acadêmicos receberam Giovani Bretzke e Andressa Carla da Silva, ambos do setor de Recursos Humanos da UNIFEBE. Durante o encontro “Gestão de Benefícios Estratégica”, eles relataram sobre a estrutura, desafios e os alinhamentos estratégicos da gestão de benefícios.
A professora Suelen Frainer descreve que a metodologia adotada no encontro, com a possibilidade de troca de experiências entre acadêmicos e os profissionais, colaborou na aproximação dos acadêmicos com a realidade da atuação profissional. Segundo ela, a atividade também colaborou no desenvolvimento da capacidade analítica dos participantes, assim como aprimorar os conceitos envolvidos.
“Ao estudarem a Gestão das Recompensas diretamente com os profissionais que estruturam essa área na UNIFEBE, os alunos puderam compreender na prática como decisões estratégicas impactam a experiência dos trabalhadores. Além disso, desenvolveram competências voltadas à análise crítica, à escuta ativa e à proposição de soluções sensíveis à cultura organizacional. Foi uma oportunidade única de vivência aplicada e alinhada ao contexto real de atuação profissional.”
O contato dos acadêmicos com o setor de Recursos Humanos da UNIFEBE é destacado pela coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins. De acordo com ela, com a iniciativa foi possível que os acadêmicos pudessem conhecer mais sobre o projeto e a política de benefícios, além dos avanços no setor já implantados.
Conforme a coordenadora, o momento de interação também colaborou com a troca de experiências entre os profissionais que atuam no setor e os futuros profissionais. “A ideia foi agregar algo que nós já temos na Universidade, nas nossas políticas de Recursos Humanos, e mostrar isso, na prática das teorias abordadas no componente curricular”, descreve.
Interação
Para a acadêmica Eduarda Silva Freitas, a experiência foi esclarecedora, por possibilitar um entendimento acerca dos benefícios oferecidos. De acordo com ela, com a interação e o entendimento acerca das práticas, foi possível pensar em novas ideias que possam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
“Os profissionais do RH da UNIFEBE trouxeram considerações importantes para a criação de benefícios que sejam viáveis para a empresa e, ao mesmo tempo, tragam vantagens reais para os colaboradores. Além disso, deram um feedback que contribuiu bastante para o nosso aprendizado”, avalia. Segundo ela, atividades que busquem aproximar os acadêmicos da prática profissional da psicologia são positivas e a interação permitiu conhecer mais sobre a atuação organizacional.