10 de dezembro de 2015

Curso de Publicidade lança audiolivros para crianças com deficiência visual

audiolivros foram entregues no lançamento

Para estimular a criatividade e dar asas à imaginação de quem não tem acesso fácil ao mundo da literatura, o curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançou na noite de quarta-feira, 9 de dezembro, os audiolivros produzidos no projeto “Oficina Criativa – A construção de Áudio-livros para Crianças Deficientes Visuais”.

O lançamento das obras foi realizado na brinquedoteca da UNIFEBE, no bloco E do campus santa Terezinha, com a participação de acadêmicos do curso de Pedagogia.

A iniciativa do curso de Publicidade, em projeto idealizado pelo coordenador Rafael Luiz Zen, foi aprovada em fevereiro pelo FIA 2015 – Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Brusque, promovido pela Prefeitura Municipal de Brusque através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que disponibilizou verbas para sua execução.

Oficinas Criativas

O projeto foi desenvolvido nos meses de setembro e outubro, em seis encontros, com jovens escritores da cidade de Brusque para a criação de histórias e poemas.

Durante as aulas, os professores Rafael Zen, Lieza Neves e Guilherme Müller conduziram temas como: Métodos criativos; Criatividade aplicada ao texto; Interações criativas entre texto e áudio; Possibilidades das carreiras criativas.

A partir da construção individual ou coletiva de textos, que funcionariam para a plataforma auditiva, os adolescentes participantes foram convidados a pensar inserções de áudio e formatar suas histórias para um roteiro de gravação em estúdio de rádio.

Depois, artistas da região foram convidados a interpretarem os textos.
"Foi um momento em que a criatividade foi aliada à responsabilidade social, que é uma junção essencial na universidade. Observar esses adolescentes pensando sobre o universo da criança com deficiência visual foi muito emocionante – certamente um dos pontos altos do curso", afirma Zen.

Outro curso patrocinado pelo FIA e realizado na UNIFEBE este ano foi o Formação de Jovens Escritores, proposto pela Cia Jogral. O coordenador de Publicidade e Propaganda ressalta a necessidade da criação de atmosferas criativas na região.

"Por muito tempo, o jovem brusquense não teve opções de atividades que permitissem que ele se expressasse de forma criativa e artística – um dos pilares essenciais da formação de um cidadão completo – por isso a aprovação desses dois projetos para jovens escritores foi algo que incentivou novas ideias a nascerem no ambiente universitário. Com certeza esses jovens trouxeram toda sua bagagem criativa para esse projeto", diz.

Audiolivros

Durante a noite de lançamento, os acadêmicos de Pedagogia receberam os audiolivros com as seis histórias criadas e gravadas durante o projeto. Para a acadêmica da 4ª fase de Pedagogia, Letícia Benvenutti, a proposta é interessante por permitir a inclusão de crianças com deficiência auditiva.

“Tenho certeza que esse material irá contribuir e muito para o desenvolvimento criativo desses jovens, estimulando a criatividade de cada um deles. Inclusive, podemos até ter futuros contadores de histórias com isso”, acredita.

Os audiolivros podem ser baixados gratuitamente na página do curso de Publicidade (http://www.unifebe.edu.br/site/index.php/cursos/graduacao/publicidade-e-propaganda/161-pro-reitoria-de-ensino-de-graduacao/cursos-de-graduacao/publicidade-e-propaganda/5885-publicidade-e-propaganda-informacoes).

E o projeto não para por aí. Também foi firmada uma parceria com o curso de Pedagogia da UNIFEBE, que adquiriu um computador e um fone de ouvido para disponibilizar os audiolivros em sua Brinquedoteca.

"Termos um espaço físico para que a comunidade e as futuras pedagogas possam usufruir do material. Isso é muito interessante porque faz com que o projeto continue fluindo em diversos públicos e contextos. A UNIFEBE, como universidade comprometida com a comunidade na qual está inserida, promove esse tipo de conhecimento aplicado que faz com que nossos talentos sejam usados para o bem social, que é uma das principais formas de se semear conhecimento", completa Zen.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

UNIFEBE tem horário diferenciado devido à Copa na sexta-feira, 4