notícias colégio
Notícias
30 de maio de 2011

Curso reúne comunidade, acadêmicos e funcionários no sábado

Dezenas de pessoas levantaram cedo no sábado, 28 de maio, para descobrir novas técnicas de enfrentar o público e ter sucesso na hora de falar para várias pessoas. Às 8 horas iniciou o Curso de Oratória – Perca o Medo de Falar em Público, no Auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, campus Santa Terezinha. Ministrada pelo jornalista, escritor e professor, José Henrique de Souza, a atividade incentivou a conversação, motivou uma mudança pessoal e promoveu o aprendizado a partir da prática.

Os participantes precisaram criar coragem, levantar da cadeira e se posicionar em frente ao grupo. Primeiro para se apresentar e opinar sobre um texto que tratava dos veículos de comunicação no Brasil. Depois, o assunto abordado diante do público foi a descrição de um momento marcante na vida pessoal do participante, momento que emocionou o grupo.

Intercalando as falas dos participantes com dicas para construir um discurso persuasivo, o jornalista lembrou também que um bom orador deve ter conteúdo. "Quem não lê, pouco fala, pouco ouve e pouco vê", disse.

O curso foi dividido em dois momentos da oratória: uma visão mais humana e outra mais profissional. "Propor uma mudança, não é fácil, mas qualquer um pode se tonar um ser falante", enfatizou Souza, destacando que a prática diária de oratória, através de exercícios em frente ao espelho, por exemplo, é um excelente caminho para quem deseja ser um orador.

Participaram do curso acadêmicos e funcionários da Unifebe, além de pessoas da comunidade. Para Ana Maria Hoffmann, 25 anos, o curso foi bastante proveitoso. "Sou uma pessoa comunicativa, mas sempre sinto aquela agonia antes de falar em público. Chegar à frente de várias pessoas e expor as ideias, não é fácil. Nesse sentido, o curso foi muito bom", relatou.

Souza é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Pós-graduado em Jornalismo, ele ministra o curso de oratória em universidades, associações, sindicatos e empresas há dez anos.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Administração apresentam TCC
UNIFEBE

Acadêmicos de Administração apresentam TCC


10 de dezembro de 2012
4ª parcela da Bolsa de Estudo do Art. 170 está disponível até o dia 30.

4ª parcela da Bolsa de Estudo do Art. 170 está disponível até o dia 30.


23 de agosto de 2013
Unifebe comemora Dia do Estudante com Intervalo Cultural

Unifebe comemora Dia do Estudante com Intervalo Cultural


10 de agosto de 2009
Skip to content