Dezenas de pessoas levantaram cedo no sábado, 28 de maio, para descobrir novas técnicas de enfrentar o público e ter sucesso na hora de falar para várias pessoas. Às 8 horas iniciou o Curso de Oratória – Perca o Medo de Falar em Público, no Auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, campus Santa Terezinha. Ministrada pelo jornalista, escritor e professor, José Henrique de Souza, a atividade incentivou a conversação, motivou uma mudança pessoal e promoveu o aprendizado a partir da prática.
Os participantes precisaram criar coragem, levantar da cadeira e se posicionar em frente ao grupo. Primeiro para se apresentar e opinar sobre um texto que tratava dos veículos de comunicação no Brasil. Depois, o assunto abordado diante do público foi a descrição de um momento marcante na vida pessoal do participante, momento que emocionou o grupo.
Intercalando as falas dos participantes com dicas para construir um discurso persuasivo, o jornalista lembrou também que um bom orador deve ter conteúdo. "Quem não lê, pouco fala, pouco ouve e pouco vê", disse.
O curso foi dividido em dois momentos da oratória: uma visão mais humana e outra mais profissional. "Propor uma mudança, não é fácil, mas qualquer um pode se tonar um ser falante", enfatizou Souza, destacando que a prática diária de oratória, através de exercícios em frente ao espelho, por exemplo, é um excelente caminho para quem deseja ser um orador.
Participaram do curso acadêmicos e funcionários da Unifebe, além de pessoas da comunidade. Para Ana Maria Hoffmann, 25 anos, o curso foi bastante proveitoso. "Sou uma pessoa comunicativa, mas sempre sinto aquela agonia antes de falar em público. Chegar à frente de várias pessoas e expor as ideias, não é fácil. Nesse sentido, o curso foi muito bom", relatou.
Souza é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Pós-graduado em Jornalismo, ele ministra o curso de oratória em universidades, associações, sindicatos e empresas há dez anos.
Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social