18 de junho de 2015

Cursos da UNIFEBE participam de Bienal Brasileira de Design

Até o dia 12 de julho é realizada em Florianópolis, a Bienal Brasileira de Design com o tema “Design para todos”. O evento terá exposições, seminários, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas, que visam promover o reconhecimento do importante papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável de Santa Catarina e do país.

Dentro do movimento das ações paralelas da Bienal, se insere o “Salão ACAFE de Design”, promovido pelos cursos de Design das universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais. O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE não poderia ficar de fora do evento. Por isso, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda e Design Gráfico estão presentes na atividade com a exposição das manequins “Marias” e a distribuição de revistas Chimia.

O “Salão ACAFE de Design” estará aberto para visitação até o fim da Bienal, no campus da Univali de Florianópolis, na rodovia SC 401, nº 5.025.

Maria

Com formas femininas, Maria chama atenção por fugir do comum. Coberta de orquídeas, a intervenção artística de design foi idealizada pelo arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Marcelius Oliveira de Aguiar.

O manequim foi planejado como uma maneira diferente de utilizar espaços, aonde a ecologia e a criatividade se fundissem em um mesmo projeto.

“Minha ideia foi dar vida novamente àquela manequim. Eu sempre quis que se tornasse uma peça decorativa, mas com um toque vivo. Por isso, temos uma luminária na cabeça, mas junto com as orquídeas. O paisagismo está sempre muito presente em uma obra arquitetônica, quis mesclar as duas coisas”, conta.

O curso de Design de Moda entrou com o desenho e a produção da veste do manequim. “Usamos a técnica da moulage para fazer a roupa, casamos com a ideia das flores. O tecido foi feito em forma de pétalas de rosa, com pérolas, para enriquecer o trabalho. A tonalidade é discreta para ressaltar a manequim”, explica a coordenadora Edinéia Pereira da Silva Betta.

“O resultado que obtivemos é uma peça de design. Inclusive, já tivemos uma encomenda para uma residência. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. O objetivo da arquitetura e arte é impactar, mudar um pouco das características que a gente vê”, conta Aguiar. A revista Chimia é produzida pelos acadêmicos do curso de Design Gráfico.

Protótipo

Antes de ir para a Bienal Brasileira de Design, o projeto ganhou um protótipo batizado de “Homem Horta” no pátio bloco C, campus Santa Terezinha. Nele, a horta vertical, normalmente plantada em garrafas pet, foi feita em um manequim.

“A mudança chamou a atenção do público e fez que as pessoas saíssem da sua zona de conforto, e aguçassem a percepção sobre a presença do design e a ecologia no mundo de hoje. Mesmo que o bloco já apresenta sinais de ecologia e sustentabilidade pela presença de arvores, esse choque visual faz que a proposta do projeto se concretize, assim, promovendo o reconhecimento do importante papel que o design e ecologia visam na atualidade”, explica Aguiar.

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo Nathany Pulzatto e Matheus Xavier auxiliaram na elaboração do protótipo.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Estudantes de Direito apresentam trabalhos de conclusão