04 de janeiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Cursos da UNIFEBE realizam ações de extensão em favor da comunidade

Atividades são realizadas semestralmente por meio da Curricularização da Extensão

Por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão e de modo interdisciplinar, semestralmente, os acadêmicos dos cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciam a universidade de um jeito diferente. É na Jornada de Curricularização da Extensão que os estudantes são desafiados a praticar seus conhecimentos em favor da comunidade.

Com o apoio de professores e em parceria com agentes externos, eles conhecem as problemáticas da sociedade e se propõem a encontrar uma solução. Neste semestre, os 25 cursos de Graduação da instituição desenvolveram uma série de ações a partir de demandas apontadas pela própria população.

“A cada semestre percebemos o quão essencial é essa troca entre a universidade, empresas, poder público e a população em geral. Com a realização de projetos, programas, eventos e até prestações de serviços, todos os envolvidos se beneficiam e finalizam a Jornada com ainda mais conhecimento e pertencimento. Sentimentos e sensações que a extensão é capaz de despertar”, enfatiza a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Conheça alguns dos projetos realizados neste semestre:

Hands-On

O projeto “Desafio do Caminhão Autônomo” desafiou os acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção no Hands-On 2022.2. O principal objetivo foi projetar e construir um protótipo funcional de um carro autônomo, que deveria percorrer um determinado trajeto no menor tempo e levando a maior quantidade de carga possível. A atividade foi desenvolvida em parceria com a empresa ZM SA, que além de compartilhar a expertise do mercado de trabalho, avaliou o desafio, de acordo com a realidade das organizações.

Reage

Em parceria com a Cachaçaria Albrecht, de Guabiruba, os acadêmicos de Engenharia Química aplicaram o Reage, um projeto criado pelo curso para desenvolver soluções e aprimorar processos para a indústria em geral. Neste semestre a destilação foi o foco da curricularização, muito utilizado em vários processos industriais. Além de aprimorar seus conhecimentos, os estudantes produziram sua própria bebida destilada.

Primeiros Socorros

Com o intuito de orientar os professores de escolas públicas, privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros, os acadêmicos de Fisioterapia estudaram sobre a Lei Lucas, nº 13722/18, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros. Nesse sentido, com o suporte dos professores e da disciplina de Primeiros Socorros, os estudantes elaboraram materiais informativos, como cartilhas e vídeos para que esses profissionais possam aprender um pouco mais sobre esses cuidados e possam consultá-lo caso necessária alguma intervenção. O material será distribuído nas escolas e disponibilizado no site da UNIFEBE.

Venha brincar com o Curso de Pedagogia da UNIFEBE

campus do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi transformado pelo curso de Pedagogia em um verdadeiro parque de diversões. Mais de 150 crianças das comunidades dos bairros Santa Terezinha, Limeira Baixa e Limoeiro participaram do projeto de Extensão “Venha brincar com o Curso de Pedagogia da UNIFEBE”, que teve como objetivo evidenciar a importância da brincadeira para a formação integral das crianças. Para promover o evento as acadêmicas estudaram sobre cada brincadeira a ser aplicada e construíram um Manual das Regras, um vídeo de até 3 minutos sobre todo o processo, da construção à execução, bem como um banner para apresentar os resultados no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENPEX.

Saúde Mental no Contexto Organizacional

Já os acadêmicos de Psicologia entrevistaram as empresas integrantes do Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Brusque – ACIBr, que apresentaram os desafios de saúde mental no contexto organizacional. Com base nas realidades das empresas, os estudantes desenvolveram uma série de reportagens, com informações sobre saúde mental que estarão na 2ª edição da revista Saúde e Bem-Estar da UNIFEBE. O material será entregue às empresas participantes em 2023.

Portal para o Conselho Municipal de Cultura

O conhecimento em tecnologia adquirido ao longo do curso foi utilizado pelos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, em prol do Conselho Municipal de Cultura. Os estudantes desenvolveram portais virtuais que permitem a publicação de editais de fomento artístico cultural, além da divulgação dos projetos realizados pelos artistas contemplados nos editais. Os softwares desenvolvidos pelas equipes serão analisados pelo Conselho Municipal de Cultura, que escolherá o mais adequado para a sua realidade.

Tecnologia Educacional

Na primeira participação do curso de Tecnologia Educacional na Jornada da Curricularização, os acadêmicos aprofundaram seus conhecimentos em ferramentas tecnológicas que podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem, como Word, PowerPoint e Kahoot. Pensando em como essas ferramentas podem ajudar outros professores em seus processos educativos, os acadêmicos produziram tutorias em forma de stories e publicaram no perfil do curso no Instagram. A proposta da curricularização era por meio de microlearning compartilhar esses conhecimentos e contribuir com o público docente.

Matrículas abertas para curso de extensão Vida Ativa

24 de fevereiro de 2010
DCE divulga edital de convocação para as eleições

18 de outubro de 2011