notícias colégio
Notícias
04 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Desafio da ponte de macarrão envolveu acadêmicos dos cursos de Engenharia da UNIFEBE

Em grupos mistos, estudantes desenvolveram estruturas resistentes a 29,95kg

Os acadêmicos da 2ª fase dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção e Química do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) se integraram para um desafio que já é tradição na instituição: o projeto Pontes de Macarrão Professora Angela Regina Schlindwein. Neste semestre, o teste de habilidades dos competidores na produção de maquete estrutural, com foco em resolução de problemas de engenharia foi conduzido pelo professor Andrei Buse, na disciplina de Física II, com o apoio dos coordenadores de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, de Engenharia Química, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop e, de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, professor Wallace Nobrega Lopo.

Divididos em grupos com integrantes de Engenharia Civil e Engenharia Química e outro com estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, os acadêmicos precisaram montar as estruturas da ponte, seguindo parâmetros de competições internacionais, como peso máximo de estrutura de 1 kg. Para cumprir a atividade, eles precisaram utilizar macarrão nº 7 de massa Barilla, colas epóxi do tipo massa ou do tipo resina, tubos de PVC em cada extremidade de apoio e um suporte de ferro para o teste de resistência.

As estruturas deviam ter no mínimo 5 cm de largura e no máximo 20 cm, com até 50 cm de altura. O peso máximo da ponte não poderia ultrapassar a marca de 1 kg, caso contrário, a equipe seria penalizada. Durante o primeiro teste de resistência, as pontes deveriam aguentar o peso de 2k g por 10 segundos. Depois, cada grupo poderia adicionar o peso a seu critério, respeitando a pausa de 10 segundos para o teste da estrutura.

Antes de vencer a categoria mista de Engenharia Civil e Engenharia Química, a equipe da acadêmica de Engenharia Química, Ana Haag, desenvolveu três pontes. Os desafios de peso, condições climáticas e até o tempo de secagem da cola, fizeram com que o tempo para a execução fosse uma das maiores dificuldades.

Até chegar no resultado final, com uma ponte que superasse as demais e suportasse 29,95 kg, a equipe utilizou um artigo científico para calcular a quantidade de massa necessária em cada haste da treliça. “Foi realmente um desafio aplicar o que aprendemos em sala de aula na montagem de um material, com os recursos que tínhamos e atendendo a alguns critérios. Essa interação com outros cursos e essa resiliência que a gente precisa desenvolver durante esses desafios me deixou ainda mais instigada pelo curso”, destaca Ana.

Na categoria mista entre Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, a equipe do acadêmico de Engenharia Mecânica, Gabriel Martins, venceu com a ponte que suportou 12 kg. “Atividades desafiadoras desse tipo contribuem principalmente com o desenvolvimento do trabalho em grupo, pois cada um precisa ter uma função, com o mesmo objetivo. Com a engenharia percebemos que mesmo um material tão simples como o macarrão, se bem calculado, projetado e bem-feito, pode realizar coisas fora do padrão”, complementa Gabriel.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a atividade cumpriu com o objetivo da Semana Integrada de Cursos. “A proposta da Semana Integrada é essa interação entre as áreas. As habilidades e conhecimentos dos integrantes das equipes se complementaram, e a gestão desses recursos foi uma prévia do que eles viverão no mercado de trabalho. Parabéns a todas as equipes por cumprirem o desafio e terem ido além”, parabeniza Gripa.

Confira a relação das equipes vencedoras de Engenharia Química e Engenharia Civil: 

1º Lugar –  Engenheiras sem diploma (29,95 kg)
2º Lugar – Prefeitura (14,10 kg)
3º Lugar – Qualquer Um (12,10 kg)
4º Lugar – É Massa (12,05 kg)
5º Lugar – Tropa de Peso (2kg) – desconto na APS pois passou da massa máxima da ponte e não venceu 1m de vão livre
6º Lugar – Grupo 7 (2kg) – desconto na APS pois passou da massa máxima da ponte e não venceu 1m de vão livre

Confira a relação das equipes vencedoras de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica: 

1º Lugar –  Grupo 3G
2º Lugar – Santos Dumont
3º Lugar –  É os guri
4º Lugar –  Los Macarrones
5º Lugar  – Noddle Brigde

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Renovação da bolsa de pesquisa e extensão do FUMDES vai até 3 de agosto

Renovação da bolsa de pesquisa e extensão do FUMDES vai até 3 de agosto


16 de julho de 2015
Projeto desenvolvido no Colégio UNIFEBE é destaque em publicação estadual
Sustentabilidade

Projeto desenvolvido no Colégio UNIFEBE é destaque em publicação estadual


21 de setembro de 2023
Apresentações de bancas iniciam nesta quarta-feira (1)
UNIFEBE

Apresentações de bancas iniciam nesta quarta-feira (1)


30 de novembro de 2021
Skip to content