notícias colégio
Notícias
04 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Desafio da ponte de macarrão envolveu acadêmicos dos cursos de Engenharia da UNIFEBE

Em grupos mistos, estudantes desenvolveram estruturas resistentes a 29,95kg

Os acadêmicos da 2ª fase dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção e Química do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) se integraram para um desafio que já é tradição na instituição: o projeto Pontes de Macarrão Professora Angela Regina Schlindwein. Neste semestre, o teste de habilidades dos competidores na produção de maquete estrutural, com foco em resolução de problemas de engenharia foi conduzido pelo professor Andrei Buse, na disciplina de Física II, com o apoio dos coordenadores de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, de Engenharia Química, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop e, de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, professor Wallace Nobrega Lopo.

Divididos em grupos com integrantes de Engenharia Civil e Engenharia Química e outro com estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, os acadêmicos precisaram montar as estruturas da ponte, seguindo parâmetros de competições internacionais, como peso máximo de estrutura de 1 kg. Para cumprir a atividade, eles precisaram utilizar macarrão nº 7 de massa Barilla, colas epóxi do tipo massa ou do tipo resina, tubos de PVC em cada extremidade de apoio e um suporte de ferro para o teste de resistência.

As estruturas deviam ter no mínimo 5 cm de largura e no máximo 20 cm, com até 50 cm de altura. O peso máximo da ponte não poderia ultrapassar a marca de 1 kg, caso contrário, a equipe seria penalizada. Durante o primeiro teste de resistência, as pontes deveriam aguentar o peso de 2k g por 10 segundos. Depois, cada grupo poderia adicionar o peso a seu critério, respeitando a pausa de 10 segundos para o teste da estrutura.

Antes de vencer a categoria mista de Engenharia Civil e Engenharia Química, a equipe da acadêmica de Engenharia Química, Ana Haag, desenvolveu três pontes. Os desafios de peso, condições climáticas e até o tempo de secagem da cola, fizeram com que o tempo para a execução fosse uma das maiores dificuldades.

Até chegar no resultado final, com uma ponte que superasse as demais e suportasse 29,95 kg, a equipe utilizou um artigo científico para calcular a quantidade de massa necessária em cada haste da treliça. “Foi realmente um desafio aplicar o que aprendemos em sala de aula na montagem de um material, com os recursos que tínhamos e atendendo a alguns critérios. Essa interação com outros cursos e essa resiliência que a gente precisa desenvolver durante esses desafios me deixou ainda mais instigada pelo curso”, destaca Ana.

Na categoria mista entre Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, a equipe do acadêmico de Engenharia Mecânica, Gabriel Martins, venceu com a ponte que suportou 12 kg. “Atividades desafiadoras desse tipo contribuem principalmente com o desenvolvimento do trabalho em grupo, pois cada um precisa ter uma função, com o mesmo objetivo. Com a engenharia percebemos que mesmo um material tão simples como o macarrão, se bem calculado, projetado e bem-feito, pode realizar coisas fora do padrão”, complementa Gabriel.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a atividade cumpriu com o objetivo da Semana Integrada de Cursos. “A proposta da Semana Integrada é essa interação entre as áreas. As habilidades e conhecimentos dos integrantes das equipes se complementaram, e a gestão desses recursos foi uma prévia do que eles viverão no mercado de trabalho. Parabéns a todas as equipes por cumprirem o desafio e terem ido além”, parabeniza Gripa.

Confira a relação das equipes vencedoras de Engenharia Química e Engenharia Civil: 

1º Lugar –  Engenheiras sem diploma (29,95 kg)
2º Lugar – Prefeitura (14,10 kg)
3º Lugar – Qualquer Um (12,10 kg)
4º Lugar – É Massa (12,05 kg)
5º Lugar – Tropa de Peso (2kg) – desconto na APS pois passou da massa máxima da ponte e não venceu 1m de vão livre
6º Lugar – Grupo 7 (2kg) – desconto na APS pois passou da massa máxima da ponte e não venceu 1m de vão livre

Confira a relação das equipes vencedoras de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica: 

1º Lugar –  Grupo 3G
2º Lugar – Santos Dumont
3º Lugar –  É os guri
4º Lugar –  Los Macarrones
5º Lugar  – Noddle Brigde

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Assessorias Jurídica e de Desenvolvimento atendem em nova sala

Assessorias Jurídica e de Desenvolvimento atendem em nova sala


16 de julho de 2012
Confira os jogos do time de vôlei de NT no fim de semana

Confira os jogos do time de vôlei de NT no fim de semana


25 de maio de 2012
1ª Parcela da Bolsa de Pesquisa do Art. 171 está disponível até o dia 30

1ª Parcela da Bolsa de Pesquisa do Art. 171 está disponível até o dia 30


21 de maio de 2014
Skip to content