O Desafio PET, campanha realizada pela UNIFEBE em prol da causa animal, arrecadou nesta edição 195 litros de tampinhas plásticas. Os materiais foram destinados às ONGS e projetos sociais, que utilizam o valor arrecadado com a venda das tampinhas para a compra de ração e medicamentos para os animais atendidos.
De acordo com a professora e uma das organizadoras da campanha, o desafio foi lançado com o intuito de conscientizar e engajar a comunidade para ações de sustentabilidade e proteção animal. Tamily explica que os resíduos plásticos representam uma das maiores ameaças ambientais para os ecossistemas aquáticos, com impactos devastadores em rios e oceanos, e apesar de pequenas, as tampinhas são produzidas em grande volume e, se descartadas incorretamente, contribuem significativamente para a poluição.
“A coleta de tampinhas para a causa animal é um exemplo de como uma ação ambiental, aparentemente simples, pode gerar um impacto social significativo e direto. Vai muito além da reciclagem convencional, transformando resíduos em recursos para ajudar animais necessitados. Com o sucesso da iniciativa, evidenciamos como pequenas ações individuais, quando somadas, podem gerar grandes impactos ambientais e sociais”, enaltece a professora.
O desafio, organizado em parceria com o professor Wallace de Nóbrega Lopo e com a Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, mobilizou toda a comunidade acadêmica e estudantes de vários cursos de graduação contribuíram com a causa, somando 39 galões de 5 litros de tampinhas arrecadadas. “Além de promover a sustentabilidade ambiental, a campanha instigou nossos alunos a apoiar a proteção animal e contribuir com instituições que prezam pelo bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade”, conclui a pró-reitora, professora Edinéia Pereira da Silva.