25 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda UNIFEBE arrecada e customiza roupas em movimento mundial Semana Fashion Revolution

Ações visaram à conscientização sobre os impactos da indústria da moda

Hasteada no átrio do Bloco A, a bandeira de retalhos confeccionada pelos próprios estudantes de Design de Moda da UNIFEBE, simboliza a participação da instituição no movimento mundial Semana Fashion Revolution. Este é o terceiro ano consecutivo que a UNIFEBE, por meio do curso de Design de Moda, se engaja com ações que visam discutir os impactos da indústria da moda e as consequências do consumo consciente.

Nesta edição do evento, os estudantes de Design de Moda foram desafiados a usar criatividade deles em prol da solidariedade. Além de arrecadar mais de 700 peças de roupas de inverno, que serão doadas para entidades da região, os acadêmicos customizaram algumas peças.

O grupo da acadêmica da 3ª fase, Maria Eduarda Debatin, customizou uma calça jeans skini, criando fendas laterais com rendas e aplicação manual de strass. Para recriar a peça, as estudantes buscaram inspirações na internet e em suas referências pessoais. “Queríamos fazer uma peça diferente daquela original e, com a customização, trazer um significado para aquela roupa que será usada novamente por outra pessoa. Com essa atividade fomos ao encontro das questões levantadas pelo Movimento, que é a moda sustentável e consciente, incentivando as pessoas a mudar seus hábitos e costumes com relação às roupas, instigando a doação e reutilização das peças”, declara a estudante.

Além da customização e da confecção da bandeira de retalhos, em comemoração ao movimento Fashion Revolution, a 7ª fase do curso elaborou uma produção de moda mais um short film que enaltecem o uso de peças de segunda mão e peças artesanais, desenvolvidas por produtores locais. Postado nas redes sociais do curso, o vídeo evidencia o papel significativo dos brechós na promoção da sustentabilidade na indústria da moda. O material é fruto do trabalho desenvolvido com os estudantes no componente curricular de Produção de Moda.

“Ao disponibilizar produtos de segunda mão, esses estabelecimentos contribuem para a redução do desperdício têxtil e para a minimização do impacto ambiental associado à produção de novas peças. Além disso, a escolha de adquirir itens em brechós fomenta a economia circular, incentivando a reutilização e a extensão da vida útil de roupas e acessórios. Essa prática não apenas diminui a pegada de carbono da moda, mas também promove a diversidade e a expressão individual por meio de opções de vestuário únicas e autênticas. Em síntese, os brechós representam um importante agente na construção de um setor da moda mais consciente, sustentável e socialmente responsável”, explica a professora embaixadora docente do Fashion Revolution na UNIFEBE, Gabriela Lenzi.

O Fashion Revolution

Criado após a tragédia de 24 de abril de 2013, quando 1.134 trabalhadores da indústria de confecção morreram e mais de 2.500 ficaram feridos, após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, o Fashion Revolution é um movimento mundial, que visa conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor da Moda, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

“Além de ser um movimento ativista dentro do universo da moda, o Fashion Revolution busca conscientizar todos os cidadãos sobre o verdadeiro custo da moda e seus impactos.  Tal consciência torna o ato de vestir-se uma ação política. Portanto, fazer parte desse movimento como universidade é conscientizar a próxima geração de designers de moda, com princípios de sustentabilidade e ética em suas atividades laborais, capacitando-os a adotarem práticas mais responsáveis na indústria da moda”, enaltece a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

Unifebe promove Jornada de Iniciação Científica

13 de setembro de 2006