notícias colégio
Notícias
25 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda UNIFEBE arrecada e customiza roupas em movimento mundial Semana Fashion Revolution

Ações visaram à conscientização sobre os impactos da indústria da moda

Hasteada no átrio do Bloco A, a bandeira de retalhos confeccionada pelos próprios estudantes de Design de Moda da UNIFEBE, simboliza a participação da instituição no movimento mundial Semana Fashion Revolution. Este é o terceiro ano consecutivo que a UNIFEBE, por meio do curso de Design de Moda, se engaja com ações que visam discutir os impactos da indústria da moda e as consequências do consumo consciente.

Nesta edição do evento, os estudantes de Design de Moda foram desafiados a usar criatividade deles em prol da solidariedade. Além de arrecadar mais de 700 peças de roupas de inverno, que serão doadas para entidades da região, os acadêmicos customizaram algumas peças.

O grupo da acadêmica da 3ª fase, Maria Eduarda Debatin, customizou uma calça jeans skini, criando fendas laterais com rendas e aplicação manual de strass. Para recriar a peça, as estudantes buscaram inspirações na internet e em suas referências pessoais. “Queríamos fazer uma peça diferente daquela original e, com a customização, trazer um significado para aquela roupa que será usada novamente por outra pessoa. Com essa atividade fomos ao encontro das questões levantadas pelo Movimento, que é a moda sustentável e consciente, incentivando as pessoas a mudar seus hábitos e costumes com relação às roupas, instigando a doação e reutilização das peças”, declara a estudante.

Além da customização e da confecção da bandeira de retalhos, em comemoração ao movimento Fashion Revolution, a 7ª fase do curso elaborou uma produção de moda mais um short film que enaltecem o uso de peças de segunda mão e peças artesanais, desenvolvidas por produtores locais. Postado nas redes sociais do curso, o vídeo evidencia o papel significativo dos brechós na promoção da sustentabilidade na indústria da moda. O material é fruto do trabalho desenvolvido com os estudantes no componente curricular de Produção de Moda.

“Ao disponibilizar produtos de segunda mão, esses estabelecimentos contribuem para a redução do desperdício têxtil e para a minimização do impacto ambiental associado à produção de novas peças. Além disso, a escolha de adquirir itens em brechós fomenta a economia circular, incentivando a reutilização e a extensão da vida útil de roupas e acessórios. Essa prática não apenas diminui a pegada de carbono da moda, mas também promove a diversidade e a expressão individual por meio de opções de vestuário únicas e autênticas. Em síntese, os brechós representam um importante agente na construção de um setor da moda mais consciente, sustentável e socialmente responsável”, explica a professora embaixadora docente do Fashion Revolution na UNIFEBE, Gabriela Lenzi.

O Fashion Revolution

Criado após a tragédia de 24 de abril de 2013, quando 1.134 trabalhadores da indústria de confecção morreram e mais de 2.500 ficaram feridos, após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, o Fashion Revolution é um movimento mundial, que visa conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor da Moda, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.

“Além de ser um movimento ativista dentro do universo da moda, o Fashion Revolution busca conscientizar todos os cidadãos sobre o verdadeiro custo da moda e seus impactos.  Tal consciência torna o ato de vestir-se uma ação política. Portanto, fazer parte desse movimento como universidade é conscientizar a próxima geração de designers de moda, com princípios de sustentabilidade e ética em suas atividades laborais, capacitando-os a adotarem práticas mais responsáveis na indústria da moda”, enaltece a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

VIII Semana de Sistemas de Informação da Unifebe começa hoje

VIII Semana de Sistemas de Informação da Unifebe começa hoje


03 de novembro de 2010
Unifebe rosa contra o câncer de mama

Unifebe rosa contra o câncer de mama


17 de outubro de 2011
DJ Marcel se apresenta na Unifebe

DJ Marcel se apresenta na Unifebe


18 de abril de 2008
Skip to content