19 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Design de Moda UNIFEBE expõe reproduções de trajes históricos

Peças foram desenvolvidas pelos acadêmicos, utilizando a técnica de moulage e tecido de morim

Com tecido de morim e utilizando a técnica de moulage, que consiste na confecção da peça sobre o corpo ou manequim, os acadêmicos da 7ª fase de Design de Moda voltaram no tempo e reproduziram trajes históricos. As silhuetas da Idade Média, do Renascimento, Barroco, Rococó e Belle Époque estão expostas em frente à Biblioteca, no primeiro piso do Bloco C.

Além de visualizar as peças, a comunidade acadêmica e externa pode conferir o moodboard, com breve explicativo sobre a estética de cada época representada. A professora do componente curricular e idealizadora da mostra, Thaissa Schneider, esclarece que a exposição traz a oportunidade de analisarmos a evolução das roupas, transitando por vários períodos.

“A história da indumentária desempenha um papel importante na preservação e na interpretação do patrimônio cultural. Por meio do estudo de vestimentas antigas, podemos aprender sobre costumes, tradições e silhuetas que já não são mais praticados, além de entender a diversidade cultural de diferentes regiões e comunidades ao redor do mundo”, explica a professora.

História e técnica
Inspiradas na Idade Média, as acadêmicas Bruna Eloise Kohler e Martina Monguilhott Batista criaram um vestido, com o busto em pérolas, bordado à mão. De acordo com Bruna, a peça foi desenvolvida depois de muita pesquisa sobre o período. Com o croqui pronto, as estudantes começaram a produção do traje, utilizando a técnica de moulage.

“Por ser uma técnica muito precisa é possível trabalhar com diferentes formas, realizar testes e ter uma prévia da peça pronta, antes mesmo de ser costurada. É gratificante ver o trabalho exposto, pois todo o esforço do semestre é recompensado, por meio do contato das pessoas com a nossa profissão e com a história que as peças revelam”, complementa Bruna.

A coordenadora de Design de Moda, professor Jô Rosa, destaca que as exposições organizadas pelo curso são uma forma de coroar o trabalho feito pelos estudantes. “Além de possibilitar essa partilha de conhecimentos, as mostras evidenciam a evolução profissional que os acadêmicos passam ao longo do curso. Elas enriquecem o ambiente universitário e valorizam o empenho e dedicação de cada trabalho”, enaltece.

A exposição Trajes de Época ficará disponível até dia 26 de junho, em frente à Biblioteca.
Prestigie!

UNIFEBE monta instalação contra o Desperdício na Semana do Dia da Água