notícias colégio
Notícias
19 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Design de Moda UNIFEBE expõe reproduções de trajes históricos

Peças foram desenvolvidas pelos acadêmicos, utilizando a técnica de moulage e tecido de morim

Com tecido de morim e utilizando a técnica de moulage, que consiste na confecção da peça sobre o corpo ou manequim, os acadêmicos da 7ª fase de Design de Moda voltaram no tempo e reproduziram trajes históricos. As silhuetas da Idade Média, do Renascimento, Barroco, Rococó e Belle Époque estão expostas em frente à Biblioteca, no primeiro piso do Bloco C.

Além de visualizar as peças, a comunidade acadêmica e externa pode conferir o moodboard, com breve explicativo sobre a estética de cada época representada. A professora do componente curricular e idealizadora da mostra, Thaissa Schneider, esclarece que a exposição traz a oportunidade de analisarmos a evolução das roupas, transitando por vários períodos.

“A história da indumentária desempenha um papel importante na preservação e na interpretação do patrimônio cultural. Por meio do estudo de vestimentas antigas, podemos aprender sobre costumes, tradições e silhuetas que já não são mais praticados, além de entender a diversidade cultural de diferentes regiões e comunidades ao redor do mundo”, explica a professora.

História e técnica
Inspiradas na Idade Média, as acadêmicas Bruna Eloise Kohler e Martina Monguilhott Batista criaram um vestido, com o busto em pérolas, bordado à mão. De acordo com Bruna, a peça foi desenvolvida depois de muita pesquisa sobre o período. Com o croqui pronto, as estudantes começaram a produção do traje, utilizando a técnica de moulage.

“Por ser uma técnica muito precisa é possível trabalhar com diferentes formas, realizar testes e ter uma prévia da peça pronta, antes mesmo de ser costurada. É gratificante ver o trabalho exposto, pois todo o esforço do semestre é recompensado, por meio do contato das pessoas com a nossa profissão e com a história que as peças revelam”, complementa Bruna.

A coordenadora de Design de Moda, professor Jô Rosa, destaca que as exposições organizadas pelo curso são uma forma de coroar o trabalho feito pelos estudantes. “Além de possibilitar essa partilha de conhecimentos, as mostras evidenciam a evolução profissional que os acadêmicos passam ao longo do curso. Elas enriquecem o ambiente universitário e valorizam o empenho e dedicação de cada trabalho”, enaltece.

A exposição Trajes de Época ficará disponível até dia 26 de junho, em frente à Biblioteca.
Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Agenda da Semana – De 21 a 26 de setembro

Agenda da Semana – De 21 a 26 de setembro


21 de setembro de 2015
Escolas municipais são beneficiadas com programa iniciado pela UNIFEBE

Escolas municipais são beneficiadas com programa iniciado pela UNIFEBE


17 de agosto de 2012
UNIFEBE apoia Outubro Rosa

UNIFEBE apoia Outubro Rosa


18 de outubro de 2013
Skip to content