notícias colégio
Notícias
04 de setembro de 2014

Direitos Homoafetivos são debatidos pela comunidade na UNIFEBE

Com uniões de pessoas do mesmo sexo, o profissional de Direito deve estar preparado para lidar com questões como direito sucessório, separações, dissoluções de uniões e partilha de bens. Por isso, o curso de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveram na noite de quarta-feira, 3 de setembro, o debate “Direitos homoafetivos”.

Organizado pelo professor Ricardo Vianna Hoffmann em conjunto com Douglas Leoni e Ingrid Saporito da Silva, o evento contou com a participação dos acadêmicos do curso, professores e comunidade externa.
Participaram também os vereadores Valmir Ludvig e Felipe Belotto, a superintendente da Fundação Cultural de Brusque Eudez Pavesi e o secretário do Instituto Brusquense de Planejamento Laureci Serpa Junior .

As professoras Gislaine Carpena, Raquel Schöning, Adriana Bina da Silveira e Anna Lucia Martins Mattoso Camargo debateram os assuntos: casamento – união estável: efeitos, novas famílias sob a ótica constitucional, adoção e sucessão.

O coordenador do curso, José Carlos Schmitz, agradeceu a participação dos acadêmicos e da comunidade que lotaram o auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha. “Com esse assunto conseguimos discutir direitos humanos, dignidade humana e liberdade, por exemplo. Quando temos propostas assim, incentivamos a participação dos estudantes porque a formação acadêmica não se dá somente na sala de aula, mas por debates dessa natureza”, afirma.

Segundo o vereador Ludivig, o tema deve ser debatido pela sociedade. “A defesa da causa não é só de quem é homossexual, mas deve ser de todo cidadão. Não é preciso de novela para legitimar o homossexualismo, temos que nos abrir para isso”.

Ludivig também falou da possibilidade de organizar uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir o tema. “Queremos estudar isso com as pessoas que organizaram o evento e os debatedores que estão na mesa para puxarmos essa discussão e envolvermos a comunidade”, diz.

Para Leoni, o evento foi realizado para quebrar alguns mitos existentes na comunidade. “Nós não queremos acabar com a família. É ridículo pessoas criarem ideias em cima de teóricos, bagunçando tudo. Muitos precisam rever os seus conceitos”, afirma.

Segundo o professor Hoffmann, a participação de diversos representantes da sociedade enriqueceu a discussão. “O evento foi um sucesso. Tivemos casa cheia com profissionais de vários setores. A noite enriqueceu também a proposta do curso de Direito, para trazer os nossos alunos a essa realidade que terão que enfrentar futuramente”, conta.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Formação Continuada 2024.1 abordará competências profissionais e socioemocionais para a docência no ensino superior
Destaque

Formação Continuada 2024.1 abordará competências profissionais e socioemocionais para a docência no ensino superior


12 de dezembro de 2023
Entidades se reúnem para celebrar o Dia Estadual da Paz

Entidades se reúnem para celebrar o Dia Estadual da Paz


29 de setembro de 2011
Acadêmicos de Psicologia participam de encontro sobre Mediação Familiar
Psicologia

Acadêmicos de Psicologia participam de encontro sobre Mediação Familiar


18 de junho de 2019
Skip to content