29 de setembro de 2011

Entidades se reúnem para celebrar o Dia Estadual da Paz

A gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, em parceria com o Centro Universitário de Brusque – Unfiebe e com órgãos e entidades públicas do município, celebra no dia 5 de outubro, o Dia Estadual da Paz. A solenidade ecumênica será realizada às 9h, no estacionamento da SDR Brusque.

A celebração inicia com o repique dos sinos das igrejas de Brusque e o soar das sirenes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, por exatos 60 segundos. Após a execução do Hino Nacional, será recebida a Bandeira da Paz.

Instituída pela lei nº 13.834, a Semana Estadual da Cultura da Paz é comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro. Os organizadores enfatizam a importância da reflexão e da tomada de atitudes práticas a partir de princípios preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o respeito à vida, a rejeição à violência, a solidariedade, a generosidade, o ouvir para compreender e preservar o planeta, o cultivo da gentileza, o comprometimento com o bem comum e com a alegria de viver.

O historiador Paulo Vendelino Kons, integrante da comissão organizadora, explica que a palavra paz, (pax em latim) significa estado de tranquilidade, sossego, ausência de agitação. "Também utilizamos a palavra no objetivo de não apenas pensar ou desejá-la e sim fazer algo em favor dela", explica. Para Kons, "este dia deve nos lembrar que a promoção da paz é um compromisso permanente, e está acima de qualquer interesse ou divergência".

A integradora de Ensino Fundamental, Teresa Clara Riffel, responsável pelo evento na GERED/Brusque, convida toda a comunidade para participar. "Vamos comemorar essa data estabelecendo a paz em todas as nossas relações. Em favor de um bem maior, construindo um mundo mais justo e harmonioso", ressalta.

Participam do evento escolas, Grupo de Proteção da Infância e Adolescência, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Tiro de Guerra, Seminário de Azambuja, Unifebe, Conselho Tutelar, Igrejas Católica e Evangélica Luterana, Conselho de Pastores de Brusque, Clube Soroptimista, entre outros.

Texto:SDR Brusque

Debate sobre a Intolerância atrai público acadêmico e externo

21 de maio de 2010
Evento com egressos comemora conceito 4 de Administração