notícias colégio
Notícias
29 de setembro de 2011

Entidades se reúnem para celebrar o Dia Estadual da Paz

A gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, em parceria com o Centro Universitário de Brusque – Unfiebe e com órgãos e entidades públicas do município, celebra no dia 5 de outubro, o Dia Estadual da Paz. A solenidade ecumênica será realizada às 9h, no estacionamento da SDR Brusque.

A celebração inicia com o repique dos sinos das igrejas de Brusque e o soar das sirenes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, por exatos 60 segundos. Após a execução do Hino Nacional, será recebida a Bandeira da Paz.

Instituída pela lei nº 13.834, a Semana Estadual da Cultura da Paz é comemorada anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro. Os organizadores enfatizam a importância da reflexão e da tomada de atitudes práticas a partir de princípios preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o respeito à vida, a rejeição à violência, a solidariedade, a generosidade, o ouvir para compreender e preservar o planeta, o cultivo da gentileza, o comprometimento com o bem comum e com a alegria de viver.

O historiador Paulo Vendelino Kons, integrante da comissão organizadora, explica que a palavra paz, (pax em latim) significa estado de tranquilidade, sossego, ausência de agitação. "Também utilizamos a palavra no objetivo de não apenas pensar ou desejá-la e sim fazer algo em favor dela", explica. Para Kons, "este dia deve nos lembrar que a promoção da paz é um compromisso permanente, e está acima de qualquer interesse ou divergência".

A integradora de Ensino Fundamental, Teresa Clara Riffel, responsável pelo evento na GERED/Brusque, convida toda a comunidade para participar. "Vamos comemorar essa data estabelecendo a paz em todas as nossas relações. Em favor de um bem maior, construindo um mundo mais justo e harmonioso", ressalta.

Participam do evento escolas, Grupo de Proteção da Infância e Adolescência, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Tiro de Guerra, Seminário de Azambuja, Unifebe, Conselho Tutelar, Igrejas Católica e Evangélica Luterana, Conselho de Pastores de Brusque, Clube Soroptimista, entre outros.

Texto:SDR Brusque
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Intercâmbio para Portugal está com seleção aberta
UNIFEBE

Intercâmbio para Portugal está com seleção aberta


09 de setembro de 2016
UNIFEBE realiza debate entre candidatos a deputado estadual nesta sexta-feira
Universidade Comunitária

UNIFEBE realiza debate entre candidatos a deputado estadual nesta sexta-feira


26 de setembro de 2018
Alunos do Colégio UNIFEBE participam de programação cultural em intercâmbio na Alemanha
Colégio UNIFEBE

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de programação cultural em intercâmbio na Alemanha


19 de julho de 2023
Skip to content