09 de fevereiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Direitos humanos, diversidade e educação básica são temas de curso realizado na UNIFEBE

Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH), cursos de Direito, Pedagogia e Letras-Inglês realizaram a atividade com professores da rede pública

Educadores da Rede Pública de Brusque receberam uma formação elaborada por professores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). A atividade, desenvolvida por uma parceria entre o Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH), cursos de Direito, Pedagogia, Letras-Inglês e Secretaria de Educação contou com três palestras.
A formação inicial foi ministrada pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos e organizador do LACEDH, professor Ricardo Vianna Hoffmann. O professor do curso de Direito da UNIFEBE abordou a origem e história dos Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Os educadores também puderam acompanhar a formação intitulada “Diversidade: O preconceito e Discriminação acerca das pessoas LGBT+”, apresentada pelo professor André Luiz Avelino da Silva. Nela, ele detalhou a construção da sigla, estatísticas relacionadas à violência contra a população LGBT+ e elementos como os fatores de exclusão social, vulnerabilidade, políticas públicas de diversidade sexual e a LGBTfobia na escola.
Com a professora Giselly Mondardo Brandalise, o foco esteve nos desafios, reflexões e estratégias para a docência. A abordagem incluiu desde a dimensão humana no processo de ensino-aprendizagem, o funcionamento do cérebro do adolescente com base na neurociência, diversidade social e a globalização.

Na abertura da programação, os participantes receberam as boas-vindas do pró-reitor de Graduação Sidnei Gripa. Ele destacou a importância de parcerias como a estabelecida com a Secretaria de Educação e o papel desempenhado pelas atividades de Extensão dos cursos “Para a UNIFEBE, é importante poder contribuir com a nossa sociedade e com a formação de tantos professores nessa programação elaborada com tanto carinho. A transformação da sociedade promovida pela universidade também inclui o debate, prestação de serviço educação de qualidade e a inclusão”, descreve.

Temas de estudo recorrente
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos e organizador do LACEDH, professor Ricardo Vianna Hoffmann, a parceria é importante por cumprir o reflexo na sociedade esperado para projetos de Extensão. De acordo com ele, com a formação, foi possível apresentar o que há de mais inovador voltado para a Educação Básica, além de cumprir preceitos do Plano Nacional de Direitos Humanos.

Segundo ele, o treinamento deixa em aberta a possibilidade para novas atividades voltadas aos educadores. “É uma temática que traz muitos desafios e que tem a necessidade de uma formação permanente relacionada”, indica. “Como são muitas temáticas, optou-se na formação, trazer uma noção sobre os Direitos Humanos, a diversidade e a neurociência na educação, debater temas como o racismo e violência nas escolas. Também abordamos assuntos que podem ser trabalhados por professores e alunos, como a liberdade de expressão, liberdade religiosa”

A diretora da Educação Infantil da Prefeitura de Brusque, Bruna Bernardes Coelho Pereira afirma que a parceria com UNIFEBE é vista de forma positiva pela Secretaria de Educação. Ela destaca o papel da instituição na formação e especialização dos educadores que atuam na rede pública.
Segundo Bruna, na Rede Pública, os temas como respeito, democracia, dos princípios, das diferenças entre culturas e etnias são abordados na disciplina de Cidadania e Ética com as turmas de Ensino Fundamental. Já na Educação Infantil, o trabalho, em conjunto com ações de estímulo ao respeito e gestão de conflitos e o respeito são parte da rotina do ambiente escolar. Para ela, a instituição
“Faz-se necessário destacar que praticar a empatia, fomentar o diálogo e a resolução pacífica de conflitos, além de promover a cooperação mútua, são pilares fundamentais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Isso implica reconhecer e valorizar a diversidade de indivíduos e grupos sociais, respeitando seus direitos humanos, saberes, identidades e culturas sem qualquer tipo de preconceito”, indica. “Entendemos como essencial abordarmos essa temática entre os profissionais da Rede Municipal de Educação. Tanto para ajudar em sua formação profissional e pessoal quanto para auxiliar os alunos, bem como toda comunidade escolar em suas vivências diárias”.

Colégio Amplo/UNIFEBE oferece oficina de Robótica para escola de Brusque

Colégio Amplo/UNIFEBE oferece oficina de Robótica para escola de Brusque

19 de setembro de 2018
Semana do Meio Ambiente traz inovação e sustentabilidade