notícias colégio
Notícias
20 de outubro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Disciplina do curso de Medicina da UNIFEBE prepara acadêmicos para realizarem procedimentos com gesso em fraturas

Imobilização da área danificada é essencial para a restauração do osso

Quando um osso é fraturado, é comum o uso de imobilizações ortopédicas na área lesionada. O objetivo é restringir os movimentos no foco da fratura no intuito de diminuir dor, inchaço e possíveis complicações, como, por exemplo, causar mais danos nas regiões vizinhas do osso, como vasos sanguíneos, nervos e outros tecidos que rodeiam a região afetada. A maioria das fraturas devem ser adequadamente imobilizadas até ser decidido entre o tratamento cirúrgico e o não cirúrgico. Dessa forma, a habilidade e conhecimento de indicar e realizar tal imobilização deve ser adquirida no decorrer da faculdade de medicina.

Acadêmicos da 5ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE aprendem na aula de “imobilizações gessadas para o médico generalista”, da disciplina de Dor no Aparelho Locomotor, com os professores Henrique Soares de Figueiredo e Gilberto Iwamoto, as competências necessárias para realizar o diagnóstico adequado, realizando o primeiro atendimento e sua adequada imobilização ao paciente com trauma ortopédico.

O professor Henrique afirma que a aula atrai grande interesse por parte dos alunos. “Estou seguro que os médicos formados pela UNIFEBE estarão aptos a fazer o adequado tratamento inicial e encaminhamento dos pacientes ao colega ortopedista quando necessário. Nossos acadêmicos ao final da apresentação do conteúdo e da prática, demonstram conhecimento e destreza suficiente para realizar os objetivos propostos. É algo muito importante em sua futura profissão”, garante.

A disciplina é a preferida da acadêmica Larissa Brogni. Para a futura médica, a imobilização e a ortopedia são fatores essenciais por estarem no cotidiano dos médicos generalistas. “Gostei muito de aprender a realizar o procedimento, pois eu não tinha nem ideia de como proceder nessa situação e agora sei. Mesmo ainda não sendo formada, já posso ajudar pessoas que sofreram fraturas e orientá-las”, comemora Larissa.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina
Bolsas de Estudo

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina


05 de julho de 2017
Acadêmicos da UNIFEBE atendem comunidade no Sábado Fácil
Universidade Comunitária

Acadêmicos da UNIFEBE atendem comunidade no Sábado Fácil


11 de maio de 2022
1º Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe para Ingresso em 2009/1

1º Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe para Ingresso em 2009/1


08 de dezembro de 2008
Skip to content