02 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos da UNIFEBE fazem visita técnica em obra do contorno viário da capital

Considerada uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária em andamento do país, estrutura tem previsão de ser finalizada em dezembro

As obras do contorno viário de Florianópolis estiveram no foco de uma visita técnica dos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, no último dia 30. Atividade envolvendo o que é considerada uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária em andamento no país é parte da disciplina de Projeto e Construção de Estradas.

Ao todo, a construção envolve um corredor expresso de 50 quilômetros com pistas duplas, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A estimativa é que a obra seja concluída em dezembro de 2023.

“Uma visita técnica é sempre de grande valia para os acadêmicos, em especial para a turma de Engenharia Civil que atualmente está cursando a disciplina de projeto e construção de estradas. Poder conhecer um pouco mais da obra do contorno viário de Florianópolis e a dimensão das atividades envolvidas, além de verificar in loco a grandiosidade das ações auxilia ao aluno a ter a noção das responsabilidades e capacidades de um engenheiro civil”, descreve o professor Rafael Lopes de Lima. De acordo com ele, ainda houve a possibilidade de visitação a um dos quatro túneis do contorno, atividade acompanhada pela empresa Arteris, responsável pelas obras.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, a experiência é uma oportunidade importante para que os estudantes pudessem perceber os efeitos da Engenharia na melhoria da rotina das cidades. “Visitar a obra no local possibilita que os estudantes entendam a magnitude de obras grandes e percebam a estrutura e os processos necessários para elas acontecerem. Foi uma grande oportunidade conhecer parte dessa grande obra, que fará a diferença na mobilidade da região”, relata a coordenadora.

Experiência de campo
Durante o encontro, noções sobre obras de arte especiais (OAE), como são designadas grandes construções de infraestrutura, como pontes, viadutos e túneis, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos com temas relacionados a serviços deste porte. Terraplanagem, deslocamentos de terra, acordos fundiários, assim como temas relacionados com o compromisso com meio ambiente e sustentabilidade, características de solo, taludes, e mesmo proteção de encostas, pavimentação, drenagem, concreto puderam ser conferidos em campo.

“Durante a visita, vários pontos chamaram a atenção, desde todo o processo e quantidade de pessoas envolvidas para que as obras ocorram de forma segura e dentro do cronograma, além da forma como são executadas as obras, como são feitos os túneis, todo o processo necessário para a detonação de rochas, o revestimento utilizado e sistemas de drenagem para evitar infiltrações”, indica a acadêmica Daniela de Souza Soares.

Na avaliação dela, a escolha do contorno viário possibilitou uma experiência diferente de todas as demais visitas feitas durante a graduação. As atividades, afirma, são importantes na formação dos estudantes por permitir visualizar os temas estudados em sala de aula na prática. “A visita foi uma experiência incrível, novos conhecimentos adquiridos, desde a questão técnica, até todos os cuidados necessários dentro e ao entorno da obra”.

DCE da Unifebe realiza Baile dos Calouros

10 de setembro de 2008
Professores recebem formação da Plataforma AvaliA+ para implementação da Prova Operatória Institucional
UNIFEBE