08 de outubro de 2014

EDUB 2014 reúne profissionais em busca de práticas pedagógicas inovadoras

Até sexta-feira, 10 de outubro, professores, acadêmicos e gestores estarão envolvidos em palestras e oficinas relacionadas à educação durante o EDUB 2014 – 1ª Jornada Internacional de Educação e a XIV Semana Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

O evento visa construir práticas pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem.

A abertura do EDUB foi realizada na noite de terça-feira (7), na Sociedade Beneficente Recreativa Santos Dumont, e contou com a participação do reitor Günther Lother Pertschy e autoridades da Educação de Brusque e região.

“Para nós o EDUB é uma grande conquista. O evento tem a participação de palestrantes internacionais de instituições conveniadas com a UNIFEBE e também de renomados palestrantes do Brasil. Com a semana acadêmica de pedagogia também viabilizamos a formação continuada dos professores da rede municipal”, explica o reitor.

Segundo a secretária de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer, a 1ª Jornada Internacional de Educação promovida pela UNIFEBE é um momento importante para a educação de Brusque e região.

“Acreditamos que pela organização e programação do evento, o EDUB agregado à semana acadêmica de Pedagogia irá contribuir muito com a formação dos nossos professores. Estamos juntos nesse movimento” afirma.
Aproximadamente 1.200 acadêmicos, professores e membros da comunidade se inscreveram para a jornada.

Atrações

O primeiro tema debatido em palestra foi “Gestão Educacional e Políticas Públicas” com os professores João Paulo Pooli e Pedro Antonio de Melo. Segundo Pooli, é importante discutir o assunto devido aos problemas referentes à questão educacional no Brasil.

“Uma das tarefas principais das instituições de ensino superior é debater com o público as questões relativas à ciência, educação e tecnologia. Um evento desses é muito importante para toda a comunidade porque podem surgir novas ideias e posicionamentos na área”, diz.

Antes das primeiras palestras, os convidados assistiram a apresentação da banda de percussão “Das Lebenslied”. O grupo da Fundação Cultural de Guabiruba formado por 16 alunos da escola Pe. Germano Brandt embalou a plateia ao ritmo de músicas alemãs.

Palestras

Nos próximos dias, as palestras serão realizadas no Anfiteatro da UNIFEBE, no Centro, a partir das 19 horas.

Na quarta-feira (8) será apresentado o tema: “Formação docente e currículo” com o professor Luis Enrique Eyzaguirre da Universidad San Ignacio De Loyola (USIL)/Peru e a professora Nélia Elaine Wahlbrink Engster.

Na quinta-feira (9) os professores Mauro Marino da USIL/Peru, Edla Maria Faust Ramos e Nilson José Machado falam sobre “Tecnologias na educação e interdisciplinaridade”.

Iniciação científica e oficinas

Na tarde de quarta-feira começaram as apresentações dos resumos aprovados no evento.

Os trabalhos foram apresentados na sala 5 do bloco A, campus Santa Terezinha. No total, 69 resumos foram aprovados. Na quinta-feira (9) as apresentações continuam a partir das 13 horas nas salas do bloco A.

A tarde de quarta-feira também foi de oficinas na UNIFEBE, direcionadas a gestores e coordenadores escolares.

Os inscritos participaram de atividade sobre diversos temas relacionados à educação. Na quinta e sexta-feira as oficinas continuam a partir das 9 horas.

A programação completa do evento está disponível no site: www.unifebe.edu.br/edub. Mais informações pelo e-mail: edub@unifebe.edu.br ou pelo telefone: (47) 3211-7207

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br