notícias colégio
Notícias
14 de junho de 2011

Educação Física do Brasil é valorizada fora do país

Depois de morar oito anos em Portugal e cerca de um ano em Angola, o professor de Educação Física, Filipi Lima, voltou ao Brasil e esteve no Centro Universitário de Brusque – Unifebe, onde conversou com os acadêmicos da 8ª fase do curso de Educação Física.

Lima falou sobre os desafios da profissão fora do Brasil. Diferenças, anseios dos profissionais de cada país e a valorização da área nas distintas culturas. "A Educação Física do Brasil conseguiu dar um passo a mais em relação à Espanha e Portugal. Estamos com um nível de Educação Física muito mais avançado nas atividades como voleibol, futebol, preparação física e academia", disse ele.

Lima conversou com os estudantes na própria sala de aula e deu dicas para quem planeja uma carreira internacional. "O acadêmico deve conhecer as peculiaridades do local, como a cultura. Muitas pessoas saem do Brasil com sonhos e acabam não se adaptando. O clima é diferente, os costumes são outros, a gastronomia também", enfatizou.

Por isso, para quem deseja seguir a carreira de educador físico fora do Brasil, o conselho do professor é que o profissional fique cerca de três meses no novo país para se adaptar. Em seguida, é preciso preparar um bom currículo. "O profissional de Educação Física é muito valorizado fora do Brasil. Eles procuram muito os brasileiros para as aulas de grupo, preparação física, natação e musculação", evidenciou.

Sobre Angola, Lima destacou que muitos brasileiros começam a trabalhar no local. "Angola é um país diferente, que ficou muito tempo em guerra. Então, a mão de obra é zero. As pessoas começaram a ir para a universidade, mas eles têm outras prioridades, como a construção da cidade. A Educação Física não é prioridade, mas lá têm muitos profissionais brasileiros começando do zero. É uma terra para ser descoberta", relatou.

A conversa dos acadêmicos com o educador físico formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pós-graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) foi uma iniciativa do professor da disciplina de Empreendedorismo na Educação Física, George Roberts Piemontez.

Texto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Reinauguração da Sala dos Professores marca comemoração ao Dia do Professor
UNIFEBE

Reinauguração da Sala dos Professores marca comemoração ao Dia do Professor


17 de outubro de 2019
Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil podem participar de concurso para padronização de pontos de ônibus e de táxi de Guabiruba
UNIFEBE

Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil podem participar de concurso para padronização de pontos de ônibus e de táxi de Guabiruba


20 de junho de 2013
Acadêmicos de Design de Moda recebem dicas de maquiagem

Acadêmicos de Design de Moda recebem dicas de maquiagem


29 de agosto de 2006
Skip to content