Seis egressos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura estiveram no auditório do Bloco F para uma aula de apresentação. O evento contou com a acadêmicos de ambos os cursos e oportunizou que os egressos dividissem um pouco sobre sua vivência acadêmica, processo de formação, de especialização e atuação profissional.
Entre os egressos participantes da programação, Marla Mallmann acredita que a graduação foi um pilar fundamental na construção da carreira. “Ela não só me proporcionou a base teórica necessária para exercer a profissão, como também me preparou para enfrentar os desafios do dia a dia como profissional de educação física. O conhecimento adquirido, aliado às experiências práticas vividas durante o curso, foram determinantes para que eu me tornasse a profissional que sou hoje”, afirma.
Marla afirma que a interação permite proporcionar aos acadêmicos uma visão mais clara acerca das diversas possibilidades de atuação e desafios do mercado de trabalho. Para ela, eventos do tipo proporcionam aprendizado mútuo e aprimoramento para a área, pela possibilidade de conhecer novas perspectivas e soluções apresentadas pelas novas gerações de profissionais.
“Ter a oportunidade de voltar à instituição onde iniciei minha trajetória profissional, agora como palestrante, me trouxe uma sensação de realização e honra. Compartilhar a minha história e as minhas vivências com os acadêmicos foi uma forma de retribuir todo o conhecimento que adquiri durante minha graduação”, descreve.
Troca de experiências
Na avaliação do coordenador dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, professor João Derli, o momento foi importante por aproximar egressos e acadêmicos, mas, também, por possibilitar o retorno à instituição. Ele destaca a importância dos relatos feitos pelos egressos, abordando suas trajetórias e atuação profissional.
De acordo com o professor, outro benefício é o estímulo proporcionado pela roda de conversa à busca pela especialização e aperfeiçoamento profissional após a graduação. Segundo ele, a promoção de momentos, como o organizado no bloco F, são parte de uma política do curso, devido à contribuição dos relatos na formação dos novos acadêmicos.
“Esse relato de experiência que os egressos trazem da vida profissional deles, após a conclusão da graduação, é uma experiência gratificante e importante, que contribui muito com a formação dos acadêmicos”, indica.
Para a acadêmica Sofia Geanesini Felix, a diversidade de relatos, contextos e ambientes de atuação profissional proporcionaram um momento rico de troca de experiências. Segundo ela, a possibilidade de conhecer sobre a jornada dos profissionais já estabelecidos foi inspiradora. “Conseguimos ter uma visão mais realista da profissão, como também possíveis desafios do mercado, necessidades e oportunidades disponíveis no campo”, afirma.