18 de setembro de 2023
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sediará XXV Colóquio de Usinagem

Evento será realizado de 4 a 6 de outubro, no campus Santa Terezinha

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediará entre os dias 4 e 6 de outubro, o XXV Colóquio de Usinagem – Fórum de discussão sobre pesquisas na área da usinagem. O evento, voltado aos professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, abordará nesta edição temáticas, como Usinabilidade dos Materiais, Textura e Integridade da Superfície, Automação e Tecnologia de Controle dos processos de Usinagem, Melhoria dos Parâmetros de Processo, Projeto de Máquinas-ferramenta, Sistemas de Manufatura e Planejamento, Microusinagem, Usinagem Verde e Metrologia em Processos de Usinagem.

Durante os três dias de programação, os participantes poderão acompanhar apresentações de trabalhos, palestras e bate-papo com pesquisadores e profissionais de diversas instituições e universidades de todo país. De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento e professor da UNIFEBE, Rodrigo Blödorn, um dos diferenciais dessa edição são os painéis industriais.

“A UNIFEBE está localizada em um polo metalmecânico muito forte, em que o processo de fabricação de usinagem está bastante presente nessas empresas. Nesse sentido, planejamos um Colóquio que visa, sobretudo, aproximar a indústria da universidade, para que as pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino sejam realmente aplicadas e supram as demandas reais do mercado”, elucida.

Rodrigo enfatiza ainda que o Colóquio dará ainda mais visibilidade aos trabalhos e pesquisas desenvolvidas pelos professores e estudantes da UNIFEBE, por meio do Núcleo de Tecnologia e Inovação em Fabricação – NTIF. “Nossa expectativa é que seja um evento muito rico, de troca de experiências nas atuais e futuras demandas científicas para a Usinagem. Queremos também que os pesquisadores, professores, profissionais e empresas conheçam um pouco mais sobre o trabalho do NTIF e o impacto dele nas melhorias dos processos”, complementa.

Os interessados em participar do XXV Colóquio de Usinagem já podem se inscrever gratuitamente pelo site. O evento é uma realização da UNIFEBE, NTIF, com o patrocínio da Fapesc, Bruker Alicona, SKA e Taylor Hobson.

Confira a programação completa e inscreva-se no botão abaixo:

Estudantes aliam prática à teoria no Clube de Ciências do Colégio UNIFEBE
Colégio UNIFEBE