Skip to content
notícias colégio
Notícias
08 de novembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Egressos e acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIFEBE participam de mesa-redonda

Encontro serviu para troca de experiências profissionais e teve como tema a atuação dos profissionais egressos com a gestão financeira empresarial

Acadêmicos, professores e egressos do curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE se reuniram para um momento de integração, no último dia 24. A mesa-redonda teve como tema a Atuação Profissional do Egresso do Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE e sua relação com a Gestão Financeira Empresarial.

Para o encontro participaram o gestor financeiro, Sandro Carlos da Silva, formado em 1998/2; o gestor do Hospital de Azambuja, Gilberto Bastiani, 2002/2; o gestor dos Postos de Combustíveis RR, Jorge Luis de Souza, 2005/1. Ainda participaram, a coordenadora do setor Financeiro da UNIFEBE, Miria Sgrot Demonti, 1999/2; a coordenadora do Setor Financeiro da Mosimann Contabilidade, Monique Gamba Porta, 2015/1 e a consultora e assessora em Administração de Condomínios, Jéssica Bruna Holatz, 2019/2.

De acordo com o coordenador do curso, professor Antônio Schlindwein, a interação entre acadêmicos e egressos permitiu um aprimoramento dos acadêmicos pela troca de experiências. Ele destaca a vivência de atuação profissional dos egressos participantes e a evolução que tiveram e puderam relatar durante a noite.

“Nossos acadêmicos perceberam a vida real de pessoas, que sem experiência no mercado de trabalho, na época que ingressaram na UNIFEBE, estão, atualmente, em cargos de lideranças. Nossos egressos enalteceram o aprendizado durante sua estada no Curso de Ciências Contábeis e tudo que os ajudou em sua caminhada”, descreve o professor.

Caminhos múltiplos
A diversidade de atuações que os egressos relataram aos acadêmicos foi um dos destaques para a acadêmica Julia Vargas. De acordo com ela, acompanhar os relatos e experiências dos egressos serviu de inspiração e possibilitou novas perspectivas sobre a atuação, mesmo que em áreas não diretamente ligada às atuações mais clássicas do setor.

“Dos seis convidados apenas um deles está trabalhando com contabilidade atualmente, que é a profissão que a gente normalmente imagina seguir, mas os outros, que atualmente trabalham em áreas diferentes, trouxeram uma visão mais ampla para nos basear e que há várias áreas para serem seguidas. Não se limita somente à contabilidade”, observa.

“Acredito que o principal ensinamento foi que não devemos ter medo tentar coisas novas, seguir em caminhos diferentes dentro do ramo contábil, pois, temos várias alternativas a seguir”

Essencial na gestão
Entre os egressos que participaram da programação, mesmo com diferentes perspectivas sobre a atuação profissional, a projeção de uma atuação versátil do profissional formado em contabilidade foi uma das constantes. Para Sandro da Silva, egresso do segundo semestre do ano de 1998, mesmo com o avanço tecnológico e mudanças na atuação profissional, a formação permite uma atuação diversificada devido ao seu papel no gerenciamento dos diferentes tipos de negócios.

“O profissional contábil sempre terá seu espaço preservado nas empresas e instituições por ser uma profissão essencial na gestão do negócio. As máquinas sempre trarão agilidade e simplificação dos processos, mas o gerenciamento e a tomada de decisões são inerentes ao ser humano. O contador/contabilista também poderá atuar como administrador, gestor de finanças, gestor tributário, gestor de RH e outras atividades afins que estão atreladas diretamente à saúde financeira da empresa”, projeta.

Contente por revisitar a instituição e emocionado com as lembranças do período de graduação, Silva classifica como “gratificante” saber que a história dos egressos poderá servir de referência, inspiração e motivação para os acadêmicos.

“A UNIFEBE foi primordial na minha vida, contribuindo tanto na formação profissional quanto na minha formação como ser humano. Adquiri conhecimentos, fiz boas amizades e tive excelentes professores os quais se tornaram exemplo e referência. Após anos de estudos ficou evidenciado que tudo é possível, basta o aluno querer e, logicamente, dedicar-se para tal. O aprendizado não poderá ser furtado, mas deverá ser constante”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

5ª fase do curso de Direito da Unifebe promove macarronada

5ª fase do curso de Direito da Unifebe promove macarronada


16 de outubro de 2008
Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes

Municípios disponibilizam transporte gratuito para estudantes


23 de janeiro de 2009
Mesa-redonda na Unifebe discute legalização das drogas

Mesa-redonda na Unifebe discute legalização das drogas


21 de junho de 2011
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.